Você sabia que em torno de 3 milhões de brasileiros vivem longe de casa morando em outros…

Você sabia que em torno de 3 milhões de brasileiros vivem longe de casa morando em outros países? É por isso que o projeto “Nós Brasileirinhos pelo Mundo” pretende difundir um pouco da nossa cultura, artesanato, culinária, maneira de viver e principalmente nossa língua, em especial para as crianças.

O projeto disponibiliza aulas, livros e jogos educativos em português. Seu público é composto por crianças e adultos que queiram aprender português. De uma maneira mais específica, o foco do “Nós Brasileirinhos pelo Mundo”, é fazer com que a comunidade se una cada vez mais e que tirar dúvidas das famílias sobre as constantes dúvidas e mitos que pairam quando o assunto é a língua de herança.

De acordo com Vivian Vaz, professora e idealizadora do projeto, uma das ideias colocadas em prática pelo “Nós Brasileirinhos pelo Mundo” e que ela mais admira é a biblioteca itinerante. “Com a biblioteca itinerante tenho a intenção de realizar eventos onde as famílias possam trazer seus filhos e terem acesso aos títulos disponíveis em português”, detalha.

A biblioteca foi desenvolvida com a ajuda das filhas e fica localizada em frente a empresa da família, onde qualquer criança ou adulto que se interessar pode pegar um livro, com devolução opcional. Segundo Vivian, em breve ela pretende instalar uma segunda biblioteca na cidade de Clifton, também em Nova Jersey e há poucos quilômetros de Lyndhurst, onde está a primeira. A professora está aberta, inclusive, para receber doações de livros em português e inglês para disponibilizar na biblioteca.

Vivian desenvolveu um site cujo objetivo é disponibilizar mais de 50 obras voltadas especialmente para o público infantil, todas em português. Nas redes sociais, a brasileira desenvolveu redes sociais específicas para o projeto, onde produz conteúdo específico sobre as obras, sorteios, e disponibiliza várias histórias e dicas sobre a cultura brasileira.

Ela também desenvolveu uma playlist no Spotify com músicas voltadas para o público infantil. A mesma é composta por 28 músicas e disponibiliza obras de Caetano Veloso; Aline Romeiro; Toquinho; Palavra Cantada; Galinha Pintadinha e entre outros.

Vivian Vaz é natural de Aguaí, interior de São Paulo

 Bilinguismo como pauta essencial para as crianças de famílias brasileiras

Vivian Vaz é natural de Aguaí, interior de São Paulo, mas vive nos EUA desde 2004. Ela é uma defensora do bilinguismo e logo percebeu que muitos filhos de brasileiros que vivem na região da cidade de Newark, NJ, estavam crescendo sem falar português, por isso, decidiu desenvolver essa ideia. A área em que a professora vive com a família é uma das com maior densidade de brasileiros nos Estados Unidos.

“Eu era professora no Brasil e sempre foi minha paixão trabalhar com crianças. Comecei a perceber a dificuldade das famílias em ensinar o português para seus filhos e entendi a necessidade de levar um pouco da nossa cultura, artesanato, culinária, maneira de viver e principalmente nossa língua, em especial para as crianças. Eu comecei a trabalhar em uma escola para crianças bilíngues em NY e hoje propago a importância de ensinar o português como língua de herança”, finaliza.

De acordo com Vivian, o bilinguismo traz muitos benefícios para o desenvolvimento das crianças, além de mantê-las fluentes no idioma que, na maioria dos casos, é o único falado por avós, tios, tias, primos e amigos no Brasil.

Para conhecer mais sobre o “Nós Brasileirinhos pelo Mundo”, acesse o site: www.nosbrasileirinhospelomundo.com; Siga as redes sociais: Instagram – @nosbrasileirinhos; Facebook: /nosbrasileirinhospelomundo; Playlist no Spotify: https://open.spotify.com/playlist/2wpPVdYiqQ8TeuAefH9VBc?si=pksqEMGDQ4C2e24OBIcFEA&dl_branch=1&nd=1 ou entre em contato: +1(201)757-6969

Com informações: byfrederico.com/blog

O projeto disponibiliza aulas, livros e jogos educativos em português

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Seguros- Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App – (978) 212-9641- Office. Email: [email protected]

Fonte: Camila Oliveira

Fonte: Brazilian Times