A empresa circula entre as principais cidades do nordeste norte-americano, incluindo Boston, New York, Filadélfia e Washington.

A Peter Pan Bus Lines, principal empresa de transporte do Nordeste dos Estados Unidos, continuará a permitir que oficiais federais do Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) façam fiscalizações em seus ônibus atrás de imigrantes que vivem no país ilegalmente.

De acordo com a empresa, que tem sede na cidade de Springfield (Massachusetts), a decisão tem como objetivo de ajudar a impedir o tráfico de pessoas. “Sempre continuaremos a cooperar com a aplicação da lei”, afirmou Christopher Crean, o vice-presidente.

Algumas das empresas concorrentes revisaram ou estão revisando suas políticas sobre este assunto. Mas a Peter Pan pretende manter-se firma e afirma que seus diretores estão preocupados com o potencial tráfico de crianças em seus ônibus.

A empresa faz parte do “Truckers Against Trafcking”, um grupo industrial formado para combater o tráfico de seres humanos, além de um esforço regional semelhante por parte de empresas ao oeste de Massachusetts. “Seria contraditório não permitir, especialmente se isso pudesse impedir uma criança de ser traficada”, acrescentou Crean.

A empresa não está preocupada em analisar esta questão no momento. Ela também não conseguiu fornecer uma estimativa de quantas vezes, nos últimos anos, agentes do ICE entraram em seus ônibus. Mas Crean disse que isso “não acontece com frequência”.

A empresa circula entre as principais cidades do nordeste norte-americano, incluindo Boston, New York, Filadélfia e Washington.

A Greyhound, a maior empresa de ônibus do país, disse no mês passado que deixaria de permitir que agentes da Patrulha de Fronteira (CBP, sigla em inglês) embarcassem em seus ônibus sem uma ordem judicial. A Concord Coach Lines, com sede em New Hampshire, que conecta as comunidades de New Hampshire ao Maine, Boston e New York, seguiu o mesmo exemplo.

Os anúncios foram divulgados depois que a Associated Press publicou um memorando da CBP dizendo que seus agentes não podem embarcar em ônibus particulares sem o consentimento da empresa.

A Greyhound e outras empresas haviam insistido anteriormente que não tinham escolha a não ser permitir as ações de verificação impostas pelo ICE, mesmo não gostando disso. A União Americana das Liberdades Civis (ACLU, sigla em inglçês) vem solicitando às empresas de ônibus que impeçam os agentes da CBP de entrarem em seus ônibus a menos que eles tenham um mandado.

“A Peter Pan Bus Lines deve atuar neste negócio com intuito de transportar seus passageiros com segurança de um lugar para outro”, afirmou diretores da ACLU em New Hampshire, Maine e Vermont em uma carta conjunta enviada à empresa em 2018. “Não deve estar permitir que seus passageiros sejam sujeitos a interrogatórios intimidadores, buscas sem suspeitas, prisões sem mandado e ameaça de deportação”.

Fonte: Redação – Brazilian Times.

Fonte: Brazilian Times