A redação do jornal Brazilian Times recebeu dezenas de mensagens e e-mails sobre o atraso nos…

A redação do jornal Brazilian Times recebeu dezenas de mensagens e e-mails sobre o atraso nos serviços oferecidos pelo Consulado-Geral do Brasil em Boston, Massachusetts. De acordo com as reclamações, tudo começou no início da pandemia, mas mesmo após o retorno dos trabalhos, a lentidão tem deixado muitas pessoas indignadas e ao mesmo tempo prejudicado quem precisa regularizar documentos.

De acordo com informações obtidas pelo BT, o retorno do Consulado foi parcial e tem à disposição menos que dez funcionários. Por isso o atendimento ainda é reduzido e este é o principal fator para gerar a lentidão nos processos.

Alguns dos brasileiros que entraram em contato destacaram que a morosidade não se dá apenas pela falta de funcionários ou limitação de atendimento. Alguns deles procuraram escritórios especializados em preencher documentações consulares e deixar tudo pronto para órgão apenas analisar e carimbar. Mesmo assim, a demora para a entrega do documento é grande.

Esta lentidão se aplica a praticamente todos os documentos, mas a maioria das reclamações diz respeito a certidões de nascimento e casamento. Em alguns casos a demora para entregar o documento já ultrapassou 40 dias e outros reclamantes afirmam que há semanas solicitaram um serviço e o Consulado não deu resposta ainda.

Antes da pandemia, a maioria dos documentos eram obtidas no mesmo dia, pois era feito mediante agendamento e o brasileiro ia ao Consulado com toda a documentação necessária. Atualmente, segundo o órgão, ainda existe o atendimento por agendamento.

Em um dos e-mails recebidos pela redação do BT, um brasileiro disse que foi informado pelo Consulado que a renovação de seu passaporte estaria disponível em seis meses. “Entendemos que a pandemia afetou todo mundo, mas andar sem documentos neste país é muito arriscado”, afirmou.

Mas os reclamantes afirmam que não conseguem agendar, pois o órgão não responde aos e-mails e nem aos pedidos de contato.

Ainda de acordo com alguns reclamantes alguns documentos enviados não foram retornados ainda. “Não sabem explicar se foi perdido ou se foi extraviado pelo correio”, afirma um dos e-mails recebidos pela redação.

O BT também recebeu a ligações de pessoas consideradas despachantes, que fazem serviços para atender brasileiros que não podem ir ao consulado. Esses também querem saber porque tanta demora na entrega dos documentos já que eles já entregam tudo completo e já preparado. “Parece que o Consulado-Geral do Brasil em Boston, o mais movimentado do mundo, não está preparado, apesar de ser o consulado que mais preenche documentação e que mais recebe verba da comunidade para atender seus cidadãos. Cadê os funcionários? Cadê o Cônsul? Cadê tudo? Será que a corrupção chegou aqui também? O dinheiro recebido por este Consulado é muito para toda essa ‘paradeira’”, disse um dos vários e-mails recebidos pela redação.

O problema é tão grave, que as entidades com as quais o Consulado se conecta para realizar encontros, sessões itinerantes, como a NECC, em Stoughton (MA), entidades em New Hampshire, estado que faz parte do distrito do consulado de Boston, entre outras, não recebem informações sobre o que está acontecendo há meses.

Essas instituições que ajudam dezenas e até centenas de pessoas todos os meses também estão sem informações que venha diretamente do Consulado. Muitos falam que isso está sendo um descaso com a comunidade brasileira por parte da jurisdição de Boston.

DESPACHANTE CONSULAR

O despachante consular, Roberto Assis, diz que comunidade precisa entender que pandemia afetou todos os setores, inclusive o consulado

O Despachante Consular, Roberto Assis, disse que realmente os serviços consulares sofreram um grande impacto com a pandemia e que muitos documentos demoram muito mais do que o tempo normal para ficarem prontos. Mas ele destaca que todos os setores foram afetados por esta crise de saúde pública. “Além do mais, diante de todas as restrições impostas pelas autoridades do estado, o Consulado atende pessoas de estados vizinhos”, disse.

Ele explicou que a demanda dos serviços aumentou muito com a pandemia e destacou que a comunidade precisa ter mais paciência e entender a situação. “O problema é que o brasileiro deixa tudo para a última hora e isso acaba gerando um acúmulo de serviços”, afirmou. “A comunidade brasileira tem que agradecer ao consulado, pois mesmo diante da lentidão gerada pela pandemia, os funcionários estão fazendo o possível para atender a todos”, finalizou.

A redação tentou contato com outros despachantes, entre eles José Ronaldo e Maurício Araújo, mas não obteve sucesso.


Consulado esclarece lentidão na entrega de documentos

Cônsul Benedicto Fonseca Filho

Devido à pandemia, os serviços consulares foram paralisados durante um período e com isso centenas de documentos deixaram de ser entregues. Isso aconteceu nos consulados brasileiros em todo o mundo, inclusive em Boston (Massachusetts).

A redação do Brazilian Times recebeu vários e-mails com reclamações sobre estes atrasos e a dificuldade de agendar um horário, mesmo com o Consulado tendo retornado, parcialmente e com restrições, o atendimento.

Para buscar uma resposta, entramos em contato com a assessoria do Consulado e o Cônsul-Geral, Benedicto Fonseca Filho, enviou um comunicado explicando o que acontece:

Dirijo-me às brasileiras e brasileiros residentes nos Estados de Massachusetts, Maine, New Hampshire e Vermont, que integram a jurisdição do Consulado-Geral do Brasil em Boston. Não dispomos de dados precisos sobre essa comunidade, mas estima-se que abranja entre 350 a 400 mil pessoas, tendo, pelos indícios disponíveis, aumentado nos últimos anos. Uma forma genérica de aferir o crescimento da comunidade é o número de documentos solicitados ao Consulado. Por essa medida, a média de documentos emitidos em janeiro e fevereiro de 2020 foi cerca de 40 por cento maior do que os dois primeiros meses de 2019.

Em 2020, o mundo todo foi surpreendido pela Covid-19 e nossa comunidade foi fortemente atingida pelas consequências econômicas da pandemia. O fechamento das empresas e das escolas transformou consideravelmente o cotidiano de cada um. Aos brasileiros que perderam entes queridos, manifesto nosso sentimento de pesar. Aos profissionais da saúde, devemos nosso respeito e admiração. Às entidades criadas por brasileiros para auxiliar a comunidade brasileira imigrante, bem como ao Conselho de Cidadãos Brasileiros de Boston, transmito os mais calorosos cumprimentos do Consulado-Geral do Brasil. Sabemos o quanto trabalharam e continuam a trabalhar para apoiar as famílias que tiveram seus ingressos reduzidos em decorrência do desemprego e que ainda enfrentam grandes dificuldades.

Assim como todas as demais entidades, o Consulado-Geral do Brasil em Boston também teve de se adaptar. Para cumprir com as restrições impostas pelo estado de Massachusetts com vistas a conter o avanço da pandemia, fomos forçados a reduzir os atendimentos somente às emergências, durante quase dois meses. O número de documentos emitidos caiu drasticamente de 3858, em fevereiro, para 58, em abril.

Como é fácil deduzir, quando fomos autorizados a retomar os trabalhos, tínhamos uma enorme demanda reprimida e progressivamente passamos a enfrentá-la. Antes da pandemia, era corriqueiro termos mais de 200 pessoas no Consulado, cinco dias por semana. Hoje, essa agilidade ainda não está autorizada. As restrições estaduais e municipais permanecem, por isso ainda somos forçados a limitar o número de agendamentos e, todos os dias, parte de nossos funcionários deve trabalhar à distância. Ainda assim, com todas as limitações, no mês de setembro, logramos alcançar 92 por cento da média de produção de passaportes e 57 por cento da média da produção total referente ao ano passado. Continuaremos a empenhar todos os esforços para a retomada plena de nossas atividades, em sintonia com as determinações das autoridades locais.

Agradecemos a compreensão da comunidade brasileira da jurisdição do Consulado-Geral em Boston com relação aos prazos de entrega e prazos para obter agendamento, consideravelmente dilatados. Já conseguimos, entretanto, reduzir o prazo de entrega de passaportes pelo correio de 6 para 4 semanas e esperamos em breve poder nos aproximar do prazo anterior à pandemia, que era de uma semana.

Saiba que há vários documentos que você pode solicitar da segurança de sua casa. Encontre as informações no website do Consulado-Geral do Brasil em Boston: www.boston.itamaraty.gov.br. Lá você encontra também os e-mails pelos quais pode se comunicar com o consulado.

Se, por um lado as limitações impostas pela Covid-19 provocaram sobrecarga de trabalho, por outro, as precauções sanitárias tomadas pelo Consulado permitiriam que os usuários dos nossos serviços tivessem resguardada sua saúde. Até o momento, não foi registrado nenhum caso de transmissão de Covid-19 no Consulado.

Para combater a pandemia e evitar que os números voltem a subir, é imprescindível que cada um faça a sua parte. Portanto, brasileiras e brasileiros da comunidade, usem máscara, pratiquem o distanciamento social e sejam persistentes nos hábitos recomendados pelas autoridades sanitárias.

Desejo a cada um de vocês e suas famílias saúde e prosperidade.

Benedicto Fonseca Filho,

Cônsul-Geral do Brasil em Boston.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ALPHA DENTAL– Fazemos canal, coroa, implantes, dentaduras, tratamentos cosméticos e muito mais. Estamos localizados no 701 Broadway, Somerville (MA). Tel: 617-764-1454

BACC TRAVEL- Oferecemos as melhores opções de viagem saindo de vários pontos e conexões em todas as cidades dos EUA. Estamos localizados no 362 Somerville Ave., Somerville (MA). Tel: 617-629-2222

L & B Agency A equipe da L&B Agency, LLC, oferece serviços altamente profissionais por um preço sem comparação. Entre os trabalhos oferecidos estão contabilidade, imposto de renda individual e empresarial, notário público, aberturas de empresas, entre outros. Ligue para (617) 651-0719, e fale com Letícia, ou (617) 908-8186, e fale com Bárbara.

Fonte: Redação – Brazilian Times.

Fonte: Brazilian Times