“Assumi o posto de Cônsul-Geral do Brasil em Miami há dois meses. Tenho pautado minha…

“Assumi o posto de Cônsul-Geral do Brasil em Miami há dois meses. Tenho pautado minha atuação por buscar colocar o Consulado o mais próximo possível da nossa comunidade. No Consulado, o brasileiro não deve ter a sensação de ser um expatriado. Pelo contrário, no Consulado, o brasileiro deve ter a sensação de estar recuperando o contato com suas raízes, sua cultura e sua gente. Para isso, eu procuro contribuir com a minha presença no atendimento àqueles que nos buscam. O trabalho técnico é feito pela minha equipe, mas cabe ao Cônsul- Geral ser a imagem representativa do governo brasileiro, ouvir seus compatriotas e não medir esforços para ajudá-los. A ideia é dar foco gerencial e humano ao trabalho consular. Desenvolver bem as atividades sempre em favor da comunidade. Buscar fazer mais e melhor apoiados em um aumento de tecnologia, produtividade e agilidade.

Ao chegar à Flórida, fui surpreendido pelos números eloquentes da presença brasileira na região. Há hoje uma comunidade estimada em 370 mil pessoas na Flórida. Eu e minha equipe fazemos um atendimento diário de mais de 200 pessoas, entre emissões de passaportes, vistos e atos notarias são produzidos cerca de 300 documentos, isso sem listar os serviços prestados pelos outros setores do Consulado Geral, como o de Assistência a Brasileiros. São números significativos a serem administrados.

Entre os vários desafios para 2019 está o de ampliar o número de consulados itinerantes. Não só para a região de Orlando como também tentativamente para o norte de Miami e o oeste da Flórida. Se possível, pretendemos concluir os estudos para a instalação de um vice-consulado em Orlando ao longo do próximo ano. Também trabalharemos com afinco nas áreas econômico-comercial, educacional e cultural. São campos de muita sinergia com os serviços consulares e de assistência a brasileiros.

Contem com o Consulado-Geral em Miami! Sugestões são sempre bem-vindas. Queremos ouvir novas ideias e projetos que possam ajudar nossa comunidade a crescer e se fortalecer. Meu desejo é que o Consulado seja, efetivamente, um grande parceiro do brasileiro na construção de seu próspero futuro na Flórida. Desejo a toda comunidade boas festas e um ano de 2019 repleto de realizações”.

Fonte: Redação – Brazilian Times

Fonte: Brazilian Times