Na semana passada, mais de 50 pessoas de Syracuse (New Yor) se juntaram a centenas de outros…

Na semana passada, mais de 50 pessoas de Syracuse (New Yor) se juntaram a centenas de outros manifestantes em Albany para pedir ao governador Andrew Cuomo e legisladores para apoiar o “Green Light NY: Driving Together”, uma campanha que visa estender o acesso igualitário a carteiras de motorista para imigrantes indocumentados.

Sem licenças para dirigir, os imigrantes não podem atender às necessidades básicas, como ir a mercados para comprar mantimentos ou levar seus filhos à escola e ao hospital, sem violar a lei e arriscar uma possível detenção e, finalmente, deportação e separação de suas famílias. Também limita tragicamente as opções para buscar segurança para as mulheres que sofrem abuso doméstico e deixa os trabalhadores rurais vulneráveis a muitas formas de exploração.

Felizmente, há uma solução simples: há atualmente projetos de lei, tanto no Senado estadual de Nova York (S01747, com 19 patrocinadores) como na Assembleia (A03675, com 51 patrocinadores) que visam expandir o acesso às carteiras de motorista.

O Workers Center of CNY e outros grupos comunitários têm se organizado e recentemente se reuniram com os legisladores estaduais. Entre os apoiadores estão a senadora Rachel May, a deputada Pamela Hunter e o deputado Bill Magnarelli.

Doze estados em todo o país já oferecem acesso a carteira de motoristas para indocumentados, incluindo os vizinhos como Connecticut e Vermont. Até mesmo Washington, D.C., ampliou o direito de dirigir a imigrantes indocumentados. E por 90 anos, o estado de Nova York também o fez – oferecendo licenças independentemente do status de imigração. Mas isso terminou em 2002, quando então o Gov. George Pataki emitiu uma ordem executiva restringindo o acesso apenas àqueles com um número do Social Security.

Especialistas afirmam que estender o acesso a carteira de motorista torna todas as nossas comunidades mais seguras e fortalece a economia. O licenciamento de motoristas imigrantes aumenta a porcentagem de motoristas nas estradas, devidamente licenciados, informados sobre nossas leis de trânsito e operando um veículo registrado, inspecionado e segurado.

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times