O juiz do Tribunal Federal de Falências de Boston (Massachusetts), Melvin S. Hoffman, ordenou…

O juiz do Tribunal Federal de Falências de Boston (Massachusetts), Melvin S. Hoffman, ordenou que a empresa TelexFree pague US $ 150 milhões que serão distribuídos entre 100 mil vítimas do esquema de pirâmide financeira. O dinheiro será entregue a apenas aquelas pessoas que conseguirem demonstrar, através de documentos e recibos, que foram enganados e roubados pelos donos da empresa.

O escândalo da TelexFree, com sede na cidade de Marlborough (Massachusetts) estourou depois que centenas de imigrantes, principalmente dominicanos e brasileiros, residentes neste estado fizeram as denúncias sobre o golpe “pirâmide” da empresa.

Em Massachusetts, a TelexFree conseguiu recrutar milhares de vítimas e fraudou milhões de dólares, de acordo com os Promotores federais. Um dos sócios é o brasileiro Carlos Wanzeler que conseguiu fugir para o Brasil logo que o esquema foi descoberto.

O plano de compensação das vítimas, desenvolvido por Stephen Darr, o executor indicado pelo Tribunal de Falências, fará uma distribuição inicial de 39% a 43% das reinvindicações aprovadas.

Darr confirmou que recebeu US $ 145 milhões em uma conta de garantia e espera-se que receba outros US $ 11 milhões nos próximos dias. Esses fundos estarão disponíveis para entrega imediata às vítimas, após a aprovação da disposição provisória do juiz.

Atualmente, Gabriele Giambrone, sócio-gerente da empresa que supervisiona pessoalmente a ação desde 2014, representa 1.826 demandantes no processo de ação coletiva contra a TelexFree, dos quais 1.500 clientes tiveram suas reivindicações aprovadas.

“Após seis anos de disputas legais, as pessoas que foram vítimas do esquema da pirâmide TelexFree, que fraudou US $ 3 bilhões em todo o mundo, receberão parte de seu dinheiro”, disse Giambrone. “A decisão do tribunal é um marco em um caso complicado com vítimas na Itália, Europa, Brasil e em todo o mundo”.

A maior parte do dinheiro proveniente dos pagamentos veio da liquidação dos ativos da TelexFree confiscados pelo Departamento de Justiça em 2014. A aprovação do plano de Darr foi adiada devido a uma prolongada briga entre o Internal Revenue Service (IRS) e o Fiduciários sobre impostos devidos ao governo dos Estados Unidos.

A TelexFree, inicialmente, vendia planos de serviços de telefonia pela Internet, mas tornou-se o que é comumente conhecido como esquema de pirâmide financeira.

A maior parte do dinheiro era proveniente de participantes persuadidos a comprar participação, essencialmente em pequenas contas de investimento, com a promessa de grandes lucros, aparentemente para exibir anúncios da TelexFree na Internet.

James Merrill, ex-proprietário de uma empresa de limpeza que se tornou presidente da TelexFree, se declarou culpado de várias acusações de fraude eletrônica em outubro de 2016 e concordou em entregar US $ 140 milhões em ativos. Ele foi condenado a seis anos de prisão e três anos de liberdade supervisionada.

Carlos Wanzeler, parceiro de negócios da Merrill, fugiu para o Brasil depois que foram apresentadas acusações contra ele, e os Estados Unidos tentam extraditá-lo.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Fonte: Redação – Brazilian Times.

Fonte: Brazilian Times