Os democratas do Senado divulgaram na segunda-feira, dia 09, um projeto de reconciliação…

Os democratas do Senado divulgaram na segunda-feira, dia 09, um projeto de reconciliação orçamentária no valor de US $ 3,5 trilhões que incluía uma proposta de caminho para a cidadania aos “imigrantes qualificados” – e os nova-iorquinos estão prontos para ajudar a liderar a luta pela aprovação do projeto.

A National TPS Alliance esteve na cidade, na semana passada, para reunir cerca de 25.000 benficiários do Temporary Protected Status, um programa federal que permite que alguns imigrantes trabalhem e vivam nos Estados Unidos enquanto seus países de origem se recuperam de desastres naturais ou crises políticas – e às vezes ambos.

Agora, a National TPS Alliance (NTPSA) espera recrutar imigrantes e defensores em New York para pressionar um político local muito poderoso: o líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, um apoiador antigo do TPS que havia garantido a eles, em abril, que lutaria por um caminho para a residência permanente.

“É importante que os políticos, membros do Congresso e senadores de New York percebam que sabemos do trabalho dele e a responsabilidade que eles têm para conosco”, disse Oscar Rodriguez, 48 anos, titular do TPS e chefe do novo local capítulo National TPS Alliance.

Nascido em Honduras, ele mora na cidade há 25 anos, a maior parte desse tempo em Kew Gardens, no Queens. O imigrante trabalha como motorista de caminhão e estava entre os cerca de 12.500 trabalhadores essenciais detentores de TPS na cidade que lutaram contra a pandemia.

Agora, ele investe o pouco tempo livre para liderar o novo capítulo da National TPS Alliance na cidade New York em um esforço para fomentar a ajuda de Schumer na batalha pela cidadania aos imigrantes. “Pagamos impostos para que os funcionários eleitos possam ter os empregos que têm. Parece forte se falarmos assim, mas é verdade”, disse Rodriguez. “Entendemos que o poder vem do povo, do voto. E nós escolhemos esses políticos para que eles lutassem por nossos direitos, não para nos expulsar do país. Eles devem perceber que os titulares de TPS têm filhos que votam”, acrescentou.

Quando Joe Bide assumiu a presidência dos Estados Unidos muitos nova-iorquinos com status legal temporário expressaram otimismo e uma nova esperança nasceu, dada a promessa inicial do governo Biden de fornecer-lhes residência permanente e um caminho para a cidadania.

Os membros do comitê da National TPS Alliance apostam nesta esperança para atrair outros titulares de TPS para se juntar à luta pela residência permanente. Para isso, na semana passada, eles bateram em portas e distribuiram panfletos em inglês, espanhol e crioulo haitiano pela cidade.

Em um evento realizado na tarde de sábado, dia 07, em Flushing Meadows-Corona Park, a campanha foi recompensada com um pequeno, mas constante fluxo de pessoas procurando ajudar. Alguns foram atraídos pela bandeira azul gigante hasteada por Jose Palma, um coordenador da NTPSA de Massachusetts. “Eu sei que muitos de nós estamos cansados”, gritou ele para a multidão. “Vamos lutar nos próximos meses porque estamos perto”.

Uma mulher que se juntou à luta foi Evelyn Zavala, uma mãe solteira de Central Islip. Ela chegou a NY há 20 anos na esperança de evitar que seus filhos fossem “vítimas de gangues” em El Salvador. “É injusto que ela tenha que lutar para ficar aqui. Devemos ter permissão para ficar aqui”, disse seu filho de 13 anos, Ismael, em entrevista à THE CITY. “Ela não cometeu nenhum crime, ela não é uma criminosa, ela trabalha duro. Ela deveria ficar aqui sem ter medo de ser deportada”, destacou.

As recentes mudanças em Washington são apenas as mais recentes em uma montanha-russa de incertezas que ocorre a décadas para muitos detentores de TPS.

Destinatários do TPS vindos de El Salvador, Honduras, Haiti e outros países, há 20 anos, ficam na angústica de saber se o programa foi renovado.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
VICTORIA REALTY- Venha realizar o seu sonho de morar na Flórida- Compra, venda e aluguel. Agente vai achar o lugar perfeito para você investir, ou morar na Flórida. Alugamos casas para temporada de férias. Ligue para Marcia Aguiar: (321) 286-6038 ou Andressa Santos: (407) 729-6983
SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.
BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com. Para mais informações ligue: (617) 440-8471.
WRA REALTY- Flórida- As melhores oportunidades da Flórida. Deixe nossos especialistas encontrarem a oportunidade certa para você! Encontramos a melhor opção para você investir o seu dinheiro na Flórida e aumentar o seu rendimento. Invista em PROPRIEDADE! Fale com a corretora brasileira Fernanda Pizzamiglio. Tel: (508) 364-4606. Endereço: 7065 Westpoint Blvd. Suite 102- Orlando, FL 32835. Email: [email protected]. Site: www.wra-usa.com

Fonte: Brazilian Times