O governador de Wisconsin, Tony Evers (D), anunciou que os imigrantes indocumentados que residem…

O governador de Wisconsin, Tony Evers (D), anunciou que os imigrantes indocumentados que residem no estado poderão em breve receber documentos de identificação emitidos pelo estado, bem como carteiras de motorista, se o orçamento proposto for aprovado.

Quais são os detalhes?

Em um tweet Evers escreveu: “Estamos anunciando que pessoas não documentadas poderão receber carteira de motorista e identidade. Isso torna nossas estradas e nossas comunidades mais seguras e ajuda a fortalecer nossa economia e as famílias de Wisconsin”.

De acordo com o Milwaukee Journal-Sentinel, o plano proposto por Evers permitiria que cidadãos de outros países, que entraram ilegalmente nos Estados Unidos (ou que permanecessem no país de forma ilegal, após o vencimento de seu visto), obtivessem uma carteira de motorista ou carteira de identidade.

Evers acredita que o fornecimento dessas ferramentas para imigrantes ilegais ajudará a impulsionar a economia e tornar as estradas mais seguras. Do lado oposto, os republicanos do estado de Wisconsin acreditam que a medida promoverá mais atividades ilegais, e pode ser usada como um meio para encorajar os indocumentados a votar, após preocupações sobre abusos similares na Califórnia terem aparecido durante a última eleição.

O plano seria semelhante a outros 12 estados norte-americanos, que atualmente permitem que imigrantes indocumentados dirijam e recebam documentos de identificação. Esses estados incluem Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Havaí, Illinois, Maryland, Novo México, Nevada, Utah, Vermont e Washington. “Não é apenas dar carteiras de motorista para as pessoas, é fazê-las funcionar”, explicou Evers. “As pessoas serão obrigadas a passar por um treinamento e garantir que saibam dirigir”.

De acordo com a WBAY-TV, cerca de 15 mil imigrantes indocumentados vivem em um único condado de Wisconsin.

Fonte: Redação BrazilianTimes

Fonte: Brazilian Times