Joe Biden é eleito presidente dos EUA e população celebra vitória com festa

 

Joe Biden passou a marca dos 270 delegados no Colégio Eleitoral neste sábado e chega à Casa Branca como o 46º presidente do país. Kamala Harris será a primeira mulher vice-presidente. Surpreendente a virada do Partido Democrata na eleição presidencial, superando o egocentrismo de Donald Trump, que viu diluir sua estratégia de tentar impugnar a contagem de votos

 

Da Redação

Joe Biden é eleito presidente dos EUA! Surpreendente a virada do Partido Democrata na eleição presidencial, superando o egocentrismo de Donald Trump, que viu diluir toda a sua estratégia de tentar impugnar a contagem de votos.  Biden passou a marca dos 270 delegados no Colégio Eleitoral neste sábado e chega à Casa Branca como o 46º presidente do país. Kamala Harris será a primeira mulher vice-presidente. Biden agradeceu aos eleitores pelas redes sociais e afirmou que será um presidente para todos os americanos. “América, estou honrado por ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas prometo o seguinte: serei um presidente para todos os americanos”, comemora.

Kamala Harris, “Conseguimos Joe” – Furioso pela derrota, Trump alega que a votação está sendo roubada e promete ações na Justiça. Logo após a declaração de Biden como vencedor na imprensa americana, sua campanha soltou nota dizendo que a eleição não acabou. “Todos nós sabemos por que Joe Biden está se apressando em fingir que é o vencedor e por que seus aliados da mídia estão se esforçando tanto para ajudá-lo: eles não querem que a verdade seja exposta. O simples fato é que esta eleição está longe de terminar”, afirmou Trump.

Em nova York, e em outras cidades do país, a população saiu às ruas para comemorar a vitória de Biden, com faixas, cartazes e muita animação. “É uma nova realidade, a era Trump acabou”, disse uma jovem, na “Times Square”, empunhando a bandeira do Partido Democrata.

 

População comemora nas ruas – No Twitter, após saber que o seu parceiro de candidatura acabara de se tornar o próximo presidente dos EUA, Kamala Harris escreveu duas palavras fundamentais: “Conseguimos, Joe”. Depois acrescentou: “Vais ser o próximo presidente dos EUA”. Lembrando que Kamala é filha de uma indiana com jamaicano.

Apesar da tensão dos últimos dias de contagem de votos, tudo indiciava a hipótese de uma vitória Democrata e, além de Joe Biden, a ida para a Casa Branca de Kamala Harris. A mulher sobre quem Donald Trump afirmou que “os americanos não gostam dela” durante a campanha na Carolina do Norte. E foi mais longe ao dizer: “Ela nunca poderá ser a primeira mulher presidente, isso seria um insulto ao nosso país”.

Cumprimento de autoridades

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, felicitou Joe Biden “calorosamente” pelo anúncio da vitória nas eleições presidenciais norte-americanas, garantindo que Bruxelas está “pronta a intensificar a cooperação com a nova administração”.

“Felicito calorosamente Joe Biden pela sua vitória nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e espero encontrá-lo o mais cedo possível”, indicou Ursula von der Leyen numa declaração divulgada à imprensa em Bruxelas.

A chanceler alemã, Angela Merkel, felicitou a anunciada vitória de Joe Biden nas presidenciais dos EUA, salientando a importância da “amizade transatlântica” entre Washington e Berlim para ultrapassar os “grandes desafios atuais”. Reagindo em comunicado ao anúncio de que Joe Biden obteve a maioria dos votos necessários dos eleitores para se proclamar vencedor das eleições norte-americanas, Merkel desejou ao democrata e à sua vice-Presidente Kamala Harris “boa sorte” e “sucesso”.

 

Fonte: Nossa Gente