Foi unânime a escolha de Joe Biden na aldeia de Dixville Notchm em New Hampshire

 

Aldeia de Dixville Notch, nas florestas de New Hampshire, perto da fronteira com o Canadá, manteve uma tradição estabelecida desde 1960, que lhe valeu o título de “Primeira da Nação”. Na aldeia de 12 habitantes a votação foi aberta e todos os cinco eleitores escolheram Joe Biden

 

Da Redação

A aldeia de Dixville Notch, perdida nas florestas de New Hampshire, perto da fronteira com o Canadá, manteve uma tradição estabelecida desde 1960, que lhe valeu o título de “Primeira da Nação”. Na aldeia de 12 habitantes a votação foi aberta e todos os cinco eleitores escolheram Joe Biden. Os eleitores de Dixville, lançaram simbolicamente a eleição presidencial à meia-noite, votando por unanimidade no democrata.

Além da aldeia vizinha de Millsfield, que também votou durante a noite, a maioria das assembleias de voto na costa leste será aberta às 06.00 ou às 07.00. Uma terceira aldeia da região, que seguia a mesma tradição, cancelou inesperadamente a votação por causa da pandemia do novo coronavírus.

A votação durou apenas alguns minutos, assim como a contagem e o anúncio dos resultados: cinco votos para Biden, nenhum para Donald Trump. As leis eleitorais desse pequeno estado do Nordeste permitem que municípios com menos de 100 habitantes abram as secções eleitorais à meia-noite e as encerrem assim que todas as pessoas inscritas nos cadernos eleitorais tenham cumprido o dever cívico.

As sondagens mais recentes dão uma confortável vitória a Joe Biden, com cerca de 10 pontos de vantagem no voto popular nacional, mas na análise aos resultados dos Estados considerados essenciais para determinar uma vitória  – como é o caso da Pensilvânia, Florida, Wisconsin, Michigan e Texas – as diferenças de intenção de voto são mais próximas (em alguns casos caem na margem de erro) pelo que o desfecho é ainda imprevisível.

Para além de Biden e Trump, na maioria dos Estados, aparecem ainda no boletim de voto os nomes de Jo Jorgensen, pelo Partido Libertário, e de Howie Hawkins, do Partido Verde, para além de um leque de candidatos de pequenas organizações cívicas, que apenas concorrem em alguns círculos.

O elevado número de votos antecipados (presenciais e por correspondência) pode atrasar a contagem dos votos, especialmente depois de o Supremo Tribunal ter permitido a aceitação de boletins até sexta-feira, em alguns Estados, fazendo com que o vencedor oficial apenas possa vir a ser conhecido dentro de alguns dias ou semanas.

 

Fonte: Nossa Gente