Na sexta-feira, dia 23, a partir das 4:00 p.m., vai acontecer uma grande celebração na cidade…

Na sexta-feira, dia 23, a partir das 4:00 p.m., vai acontecer uma grande celebração na cidade de Somerville, em Massachusetts. A Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy Coalition (MIRA) vai reconhecer as contribuições dos trabalhadores no combate à pandemia da Covid-19. O evento ser na East Somerville Community School, localizada na Cross Street.

“Aqueles que trabalharam na linha de frente nas indústrias de alimentos, saúde, construção e entrega, entre outros, merecem o nosso reconhecimento”, disse Daniel Pereira, diretor de comunicações da coalisão.

Ele destacou que o trabalho imigrante compreende 34% da força de trabalho de Boston e região e não haveria uma recuperação de uma pandemia sem as contribuições destes trabalhadores.

Mesmo enquanto a banda latina estiver tocando na sexta-feira e os palestrantes falando para a multidão, a coalizão continuará a lutar por um caminho para a cidadania a todos os 11 milhões de residentes indocumentados que vivem nos Estados Unidos, bem como defender os jovens imigrantes protegidos pelo DACA.  “É uma celebração e um apelo para que as autoridades façam algo logo”, disse Pereira.

Mais recentemente, a coalizão condenou a decisão do juiz Andrew Hanen, do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul do Texas, que bloqueou o programa Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA).

O programa foi estabelecido pelo governo Obama em 2012 e visa estabelecer caminhos para a cidadania a imigrantes que chegaram aos EUA trazidos pelos pais quando ainda eram menores. “A MIRA condena a decisão do juiz Hanen, que suspende mais de 60.000 aprovações pendentes e coloca muito mais no limbo jurídico”, disse Pereira. “Apelamos ao Congresso e ao governo Biden para que tomem medidas decisivas para proteger os destinatários do DACA e aqueles que estão em processo, cujas aplicações estão agora em risco devido a esta decisão. Devemos avançar com urgência para fornecer um caminho para a cidadania a todos os imigrantes sem status legal”, continuou.

Em Massachusetts, cerca de 6.000 residentes solicitaram e receberam o status de proteção do DACA e, embora a decisão não os retire de seus direitos, coloca em perigo mais de 2.000 residentes que ainda não se inscreveram. “Estamos profundamente decepcionados com esta decisão e as ações do governador do Texas e seu Procurador-geral, que obviamente estão usando a vida e a segurança de jovens imigrantes para seus objetivos políticos”, disse Pereira.

Fonte: Da redação

Fonte: Brazilian Times