Considerada o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde, a depressão ainda é um…

Considerada o “mal do século” pela Organização Mundial da Saúde, a depressão ainda é um desafio para médicos e pacientes. Ela é caracterizada pela perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, gerando angústia e prostração, algumas vezes sem um motivo evidente. Michael Phelps, por exemplo, revelou sofrer demais com o problema após as Olimpíadas de 2012, quando ganhou seis de suas 28 medalhas olímpicas. Hoje, a depressão é considerada a quarta principal causa de incapacitação, segundo a OMS.

Esse transtorno psiquiátrico atinge pessoas de qualquer idade, embora seja mais frequente entre mulheres, e exige avaliação e tratamento com um profissional. O desânimo sem fim é fruto de desequilíbrios na bioquímica cerebral, como a diminuição na oferta de neurotransmissores como a serotonina, ligada à sensação de bem-estar.

Hoje se sabe que a depressão não promove apenas uma sensação de infelicidade crônica, mas incita alterações fisiológicas, como baixas no sistema imune e o aumento de processos inflamatórios. Por essas e outras, já figura como um fator de risco para condições como as doenças cardiovasculares.

Mas entre tantos problemas, devemos ressaltar as histórias de quem venceu a doença, tendo como apoio pessoas que se preocupam e buscam de todas as formas dar valor a quem sofre de Depressão.

Um dos grupos que mais tem ajudado as pessoas com Depressão é o Centro de Valorização da Vida. Layane Ghosn Moreira viveu momentos tristes em sua vida, não sentia ânimo para nada, mas com a ajuda do CVV, ela conseguiu superar a doença:

“Eu vivia chorando sem razão, o vazio era inexplicável e ninguém me entendia; Não queria conversar com ninguém, nem mesmo com meus entes mais queridos; Nada me preenchia, comecei a me cortar nos braços e nas pernas, eu preferia sentir a dor no corpo, que por mais que fosse doloroso, era mais leve do que a dor que carregava na alma. Mas o meu sofrimento só aumentava a cada dia. Ouvia uma voz constante dizendo para eu me matar que tudo aquilo ia acabar. Tentei várias vezes o suicídio e nem isso consegui. Procurava aceitação nas redes sociais, sorria nas fotos para aparentar ser feliz, mas na verdade eu vivia uma fachada. Só quem sofre com a depressão entende o que eu vivi. Até que eu participei de uma reunião no CVV (Centro de Valorização da Vida), fui curada da depressão e recebi uma nova vida, graças a Deus! Acredite se quiser, não tomei remédios, não fiquei internada e não paguei nada. O meu antes e depois mostram isto”, disse.

O CVV está localizado no 460 Broadway, Everett (Massachusetts). Os telefones de contato são: 1(800) 890-3005 ou 1(857) 287-4241. Se você está enfrentando uma depressão, procure ajuda. Entre em contato imediatamente.

Fonte: Redação Braziliantimes

Fonte: Brazilian Times