Página Inicial » Notícias » Mundo » EUA » Estados Unidos da América » Massachusetts » Da Sputnik V e à Butanvac

Da Sputnik V e à Butanvac

Escrevo triste este artigo no mesmo dia que o Brasil teve mais de 400 mil mortos por Covid-19….

Escrevo triste este artigo no mesmo dia que o Brasil teve mais de 400 mil mortos por Covid-19. Um dia inimaginável até para o pior pessimista. E podemos atribuir a alguém essa responsabilidade? Sim, 300 mil ao Bolsonaro e os seguintes 100 mil ao deputado federal Artur Lira que está sentado sobre uma pilha de pedidos de impedimento.

É claro que o combate ao “lockdown” e às máscaras tem um papel importante, mas o desprezo às vacinas é fundamental. Segundo o próprio presidente Bolsonaro, juntamente com o ministro Teich, desde 8 de maio de 2020, estão tratando da compra de vacinas. Rejeitou todas, exceto a da Astrazeneca, inclusive pagando dois bilhões de reais antecipadamente.

Se dependesse do estulto presidente, começaríamos a vacinação em março, em ritmo bastante lento por causa dos problemas que a Fiocruz enfrentou. Poderíamos vacinar os brasileiros nos primeiros dias de dezembro com as vacinas da Pfizer e com a Coronavac, a vacina chinesa do Dória que o estulto afirmou que não ter qualidade por ser da China e que jamais compraria, pois quem mandava era ele…  Só que não! E não esqueçamos da inumana comemoração da morte de um voluntário e que era “mais uma que Jair Bolsonaro ganha”.

O governador de São Paulo teve coragem patriótica ao brigar com a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e bancar a importação de seis milhões de doses da Coronavac que começaram a chegar em 19 de novembro com atraso de um mês pela enrolação da Anvisa. E imaginem se a vacina falhasse, os inúteis diriam que Dória desperdiçou 60 milhões de dólares.

A mesma má vontade da Anvisa se vê para a aprovação dos testes da Butanvac, a vacina desenvolvida pelo Butantan, pois demorou mais que um mês para solicitar documentos que nada tem a ver com os testes, mas com a fabricação. Mais uma vez o governador vai bancar a produção de uma vacina sob risco.

Não custa observar que no dia 26 de março, foi anunciado o pedido na Anvisa da Butanvac para iniciar os testes. Horas depois, de improviso, houve uma coletiva do governo federal para divulgar que a Versamune, vacina brasileira apoiada pelo governo federal e desenvolvida por cientistas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) também pedira autorização à Anvisa. No dia 23 de abril, o presidente Bolsonaro dirigiu-se ao ministro astronauta: Marcão, como é que está a nossa vacina brasileira? Essa é 100% brasileira, não é aquela mandrake’ de São Paulo, não né? Pois é, um dia depois, o mesmo estulto cortou duzentos milhões da vacina, inviabilizando o projeto. Grande Jair! Que continua cometendo crimes, deputado Lira!

Se esquecer que o Almirante da Anvisa participou de ato contra a saúde e a letargia para com o Butantan, vê-se que Agência trabalha bem, especialmente na análise dos documentos da vacina Sputnik V. Entre os problemas detectados analisando somente a documentação da própria Sputnik, observaram a presença de adenovírus replicante no fármaco o que pode causar efeitos colaterais e comprometer a segurança do imunizante.

Mario Eugenio Saturno (cientecfan.blogspot. com) é Tecnologista Sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e congregado mariano

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados  no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: [email protected]

Fonte: Brazilian Times