O Cônsul-geral do Brasil em Miami, na Flórida, João Mendes, emitiu na página do Consulado,…

O Cônsul-geral do Brasil em Miami, na Flórida, João Mendes, emitiu na página do Consulado, na Internet, uma mensagem de final de ano para a comunidade brasileira. Ele destacou as dificuldades que 2020 gerou para todos devido à pandemia do novo coronavírus, mas também ressaltou a força, garra e determinação dos brasileiros para superar e se reinventar diante de tudo isso.

Leia a mensagem:

“O ano de 2020 começou de maneira extraordinária com a vinda do Presidente Jair Bolsonaro à Flórida. Pela primeira vez, um Presidente da República, acompanhado de delegação ministerial, visitou Miami. Além de se reunir com grandes empresários, o Presidente manteve encontro histórico com mais de 300 representantes da comunidade brasileira.

Logo em seguida à visita, a Organização Mundial da Saúde declarava o início da pandemia de Covid-19. A doença vitimou fatalmente, até o momento, mais de 300 mil pessoas somente nos Estados Unidos. Expresso a minha total solidariedade aos que perderam parentes e amigos, tanto aqui quanto no Brasil, e aos que perderam seus empregos e passaram e ainda passam por dificuldades financeiras. Diversas famílias de brasileiros tiveram de retornar ao Brasil por não mais poderem se sustentar nos Estados Unidos. Para todos esses, além do nosso compromisso de continuar trabalhando cada vez mais pela comunidade, estendo as minhas orações e a minha fé por dias melhores.

Tive de tomar a decisão de suspender o atendimento regular ao público e restringir os serviços do Consulado aos casos emergenciais. Durante as semanas iniciais da pandemia, eu e minha equipe tivemos que nos desdobrar para assistir centenas de brasileiros com dificuldades de retornar ao Brasil em razão da forte redução do número de voos.

Ao retomar o atendimento regular ao público no dia 1º de junho, adotamos medidas rigorosas para se reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus. Essas medidas, somadas à demanda não-atendida durante o período de suspensão do atendimento ao público, têm provocado atrasos na prestação de serviços.

Sei que fomos e estamos sendo muito criticados pelos atrasos gerados no serviço consular nesse momento, mas ao mesmo tempo que apresento as minhas desculpas, tenho a consciência tranquila de que estamos agindo com o objetivo primordial de mantermos o Consulado aberto, trabalhando em todas as áreas e oferecendo todos os serviços consulares possíveis, em igual medida que buscamos preservar a vida e a saúde dos funcionários e do público em geral. Em quase sete meses de atividade, nenhum caso de Covid-19 foi registrado entre os funcionários ou entre o público durante atendimento no Consulado.

Em 2020, todos nós tivemos de nos reinventar. Nem tudo pode se resumir à pandemia. No Consulado, desenvolvemos várias atividades de apoio aos artistas residentes na Flórida, como o “Arte no Consulado”, voltado às artes plásticas, o “ Conexão Musical” e o Concurso de Fotografia. Na área de promoção comercial, realizamos diversos eventos virtuais em cooperação com as câmaras de comércio e entidades empresariais na Flórida.

Ao completar dois anos à frente do Consulado-Geral do Brasil em Miami, renovo o meu compromisso, assumido em 12 de outubro de 2018, de buscar aprimorar cada vez mais os serviços prestados pelo Consulado. Em breve, esperamos apresentar novidades.

Por fim, não poderia deixar de mencionar a dedicação e o empenho dos funcionários do Consulado, que tiveram que trabalhar, muitas vezes, fora do horário de expediente e aos finais de semana. Também agradeço todo o apoio que o Conselho de Cidadãos da Flórida e as diferentes lideranças comunitárias brasileiras têm nos prestado nesse momento de desafios.

Desejo a toda família brasileira na Flórida, Porto Rico e Ilhas Virgens Americanas – a Minha Família –, boas festas e um ano de 2021 repleto de realizações. Vamos superar esse momento difícil”.

Fonte: Da redação

Fonte: Brazilian Times