Você conhece algum empreendimento pautado na criatividade? Eu conheço vários e amo essas…

Você conhece algum empreendimento pautado na criatividade? Eu conheço vários e amo essas ideias, por isso, na coluna de hoje vou falar um pouquinho sobre o assunto!

A ideia da economia criativa é unir economia e ideias empreendedoras com criatividade, possuindo como matéria-prima o capital intelectual, mas sem deixar de visar, é claro, a comercialização como meio de sobrevivência.

Os principais setores da economia criativa envolve, geralmente, artes, animação, design, entretenimento, literatura, turismo e outros diversos campos que, tais como os citados, precisam necessariamente da criatividade para funcionar.

E ai você pode estar se perguntando: e qual a diferença da economia criativa e de um artista criativo em si? A diferença é que com a economia criativa o artista tira a ideia do papel, mantém um ritmo de trabalho, canaliza a criatividade para desenvolver produtos ou serviços que sejam possíveis de ser comercializados. Enfim: agregam valor comercial ao produto.

Enquanto há pessoas criativas, com ideias incríveis, mas que não colocam esse valor comercial, não buscam empreender na área. E tá tudo certo. Cada um decida o que faz com a própria criatividade, com os dons que foram entregues.

Recentemente conheci a Karol Coelho, uma artista que é um grande exemplo de atuação na economia criativa e que possui obras em galerias de São Paulo, New York, Society6 e é representada pela galeria Lígia Testa em Campinas, SP.

Confira uma breve biografia escrita pela Ligia Testa, curadora e galerista, sobre a artista Karol Coelho.

 Karol Coelho.

“Karol Coelho apresenta em suas obras uma imagética tão personal e tão plena de maturidade, típicas de quem começou muito cedo a pintar e, possivelmente, resultado do encantamento que ela sempre sentiu pelas cores e formas. Os rostos que ela exprime na tela têm vida e expressão, são mulheres que se impõem, que têm o próprio mundo para chamar de seu. A ocupação que a artista faz do espaço também é fantástica, com equilíbrio e encantamento. Ela consegue produzir obras cheias de brasilidade e aptas a ocupar o mundo todo sem nenhum bairrismo. A artista tem plena consciência de que transborda arte.” (Ligia Testa, curadora e galerista)

Confira o quadro que ela fez para mim, com todo carinho, delicadeza e arte que é único dela!

Outro exemplo de trabalho que é típico da economia criativa é o de fotografia. Aqui trago um exemplo de uma pessoa muito querida por todos nós, que é do colunista Denny Silva, que é fotógrafo. Vocês podem acompanhar o trabalho dele através do Instagram: @dennysilvaofficial

DICA DE LIVRO

Economia Criativa

Economia Criativa mostra que a criatividade é um ótimo negócio. Mas como transformar criatividade em dinheiro, capital e lucro? Simplesmente ter uma ideia brilhante não interessa o que interessa é o que você faz com ela.

John Howkins, destacado especialista em economia criativa, nos mostra nesta edição atualizada o que realmente é criatividade, fornecendo dados concretos sobre sua representatividade na economia mundial (US$2,7 trilhões por ano) e descrevendo as principais regras para o sucesso.

Este livro trata da relação entre a criatividade e a economia. A criatividade não é algo novo, tampouco a economia, mas a novidade está na natureza e na extensão da relação entre elas e como elas se combinam para criar valor e riqueza extraordinários.

Pérola Da Chica

Fomos chamados para Criar, inovar,  colocar em prática nossos talentos dados por YHWH – O criador  através dos nossos dons natos com propósito único de PROPAGAR suas obras.

Ative o seu e se torne um Empreendedor CRISTÃO.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Resurgence Skin Care- em Mt. Vernon (NY), oferece os melhores tratamentos de estética. Rejuvenescimento facial, tratamento contra celulite, depilação, tratamento pré e pós operatório e muito mais. Ligue: (914) 409-3752.

Fonte: Brazilian Times