O Brazilian Festival é um festival que busca trazer um pouco do Brasil para a comunidade local,…

O Brazilian Festival é um festival que busca trazer um pouco do Brasil para a comunidade local, promovendo os negócios de pequenos e médios empreendedores brasileiros, unindo diversos moradores brasileiros espalhados pela região de Naperville, Illinois. Para conhecer um pouco mais esse festival incrível, nós conversamos com as organizadoras Juliana Gomes, Katy Barrera e Ana Lucia Knorre. Confira!

BT- Para localizar nossos leitores, conte-nos um pouco sobre a localização dos eventos e o tempo de atuação do Brazilian Festival.

Começamos esse ano e fizemos 3 eventos em Naperville, IL: Brazilian Festival em Jun, Festa Junina e Brazilian Festival 2 em Set 2021. Mas queremos expandir e atuar em mais cidades de IL e outros estados do Midwest em 2022.

BT- Como funciona o festival na prática?

Idealizamos, organizamos, comunicamos, promovemos e criamos a estrutura do evento. Trabalhamos desde escolha do local, datas, buscamos os seguros e licenças necessários, entramos em contato com potenciais expositores (vendedores e patrocinadores), fazemos a divulgação e acompanhamos todas as etapas da montagem e desmontagem do evento.

BT- Qual o público do Brazilian Festival?

Famílias em geral – brasileiros que estão com saudades dos produtos e sabores de casa e estrangeiros que estejam curiosos para conhecer e provar um pouco do Brasil.

BT- O que inspirou e motivou vocês a organizarem o evento?

Criar algo que sentíamos falta aqui: Senso de comunidade, orgulho das nossas origens, união, matar a saudade de produtos e serviços, sentir que não estamos sozinhos aqui nos EUA. Queremos também disseminar a cultura brasileira, que é tão rica, colorida, divertida, criativa e alegre. Gostamos de gente e de ajudar gente.

Começamos querendo apenas reunir a comunidade, fazendo um bazar para promover negócios locais de mulheres empreendedoras. Por eu (Juliana) ter trabalhado em Marketing por quase 20 anos no Brasil, embarquei para viabilizar a ideia.

BT- Quem teve a ideia de criação do projeto e por qual razão?

Éramos 3 empreendedoras, começando e querendo divulgar seus novos negócios. A Katy tem uma loja de roupas (@Sweet.teeshirt, com foco em camisetas modernas) e Ana e eu estávamos engatinhando na criação de uma agência/consultoria de Marketing Digital, a Idea2Buzz. Nós entramos em um grupo recém-criado de mulheres empreendedoras do Midwest no WhatsApp. No primeiro final de semana, já éramos quase 50 participantes, a maioria começando e algumas com negócios mais estabelecidos na região.

A Katy teve a ideia de fazermos um bazar para vender os produtos, em sua maioria desconhecidos até entre nós mesmas. Eu (Juliana) quis me envolver na concepção da ideia e organização, para viabilizá-la e pelo meu background. Ana e eu colocaríamos a nossa agência para trabalhar. A ideia era um bazar mesmo, nos moldes de um garage sale, por isso ofereci o meu backyard.

À medida que mais expositores se interessaram em participar, precisamos encontrar um espaço maior e encontramos a Yellow Church, em Naperville, disposta a ceder o seu estacionamento. Mesmo sem retorno financeiro, mas com os corações aquecidos, desde a primeira edição, o Brazilian Festival ficou maior que nossos projetos individuais.

BT- Que incrível! E vocês tem uma média de quantas pessoas vocês já atenderam?

Expositores, 23 no primeiro festival e 35 no segundo. Já visitantes entre 800 e 1000 no primeiro festival (2 dias, 6ª e sáb), em torno de 1000 em 1 dia de Festa Julina, e tivemos uns 1500 no Br Fest 2 (2 dias, sáb e dom).

BT- Na opinião de vocês, por que alguém deveria participar do evento como expositor?

Não saberíamos responder isso no primeiro evento. Às vezes temos a impressão que qualquer um pode organizar um evento, uma festa ou reunião. Mas, após alguns eventos feitos, acho que temos um grande senso de parceria e humildade em aprender e trabalhar juntos. Os expositores elogiam bastante a nossa organização e nós sabemos que trazemos bons resultados para eles. Gostamos de “vender” o Brasil e a nossa brasilidade de forma positiva – família, alegria, capricho, beleza, sabores etc-, fugindo de estereótipos ou pré-conceitos.

O Brazilian Festival é um verdadeiro sucesso e para acompanhar os próximos eventos, curta a página do Facebook – @brazilianfestivalUS e siga o Instagram – @brazilian.festival. Para mais informações sobre o evento, entre em contato: +1 630-272-9722 e [email protected].

Fonte: Brazilian Times