Elvis Novas mudou-se para Danbury, em Connecticut, por recomendação de um amigo. Ele havia…

Elvis Novas mudou-se para Danbury, em Connecticut, por recomendação de um amigo. Ele havia imigrado da República Dominicana para os Estados Unidos em 1992 e viajava de Brooklyn (New York) para Stamford, mas sabia pouco sobre esta cidade. “Nós nos mudamos às cegas”, disse ele. Isso foi em 2005. Desde então, ele convenceu outros amigos e familiares, incluindo os pais e primos de sua esposa, a se mudar para Danbury.

“Para os latinos, hispânicos, seguimos nossa comunidade, nosso povo”, disse Novas, que é o presidente do Centro Comunitário Dominicano em Danbury.

A parcela de residentes hispânicos e latinos em Danbury cresceu 8,2 pontos percentuais entre 2010 e 2020, de acordo com dados divulgados na semana passada pelo U.S Census Bureau. Esse foi um dos maiores aumentos do estado.

Em 2020, havia quase 28.700 residentes hispânicos e latinos em Danbury, um aumento de 42,1% em relação aos quase 20.200 contados em 2010, mostram os dados. A população da cidade é de cerca de 86.500.

“Acho que os números continuam a subir de uma forma que vamos ser uma minoria majoritária”, disse Emanuela Palmares, que imigrou do Brasil para Danbury quando criança. “Já chegamos lá”.

No início deste ano, Danbury foi classificada pela WalletHub como a décima cidade mais diversa do país.

As cidades próximas também viram sua população hispânica e latina crescer. O estado e o país também. “Somos uma interpretação local de uma questão global”, disse Palmares, vice-presidente da New American Dream Foundation e editora do Tribuna, um jornal em inglês, espanhol e português.

A comunidade empresarial e a força de trabalho da cidade cresceram junto com este aumento, de acordo com o prefeito Joe Cavo. “Temos diversos restaurantes”, disse ele. “Temos entretenimento diversificado. Temos diversas oportunidades recreativas. É tudo parte integrante do que nos torna uma cidade próspera”, acrescentou.

A pandemia do novo coronavírus lançou dúvidas, no entanto, sobre a precisão dos números locais e em todo o país, porque afetou os esforços para encorajar as comunidades minoritárias a preencher o formulário do censo. “É impossível dizer que esta é uma contagem precisa”, disse Palmares, que também é co-presidente do Comitê de Contagem Completa de Danbury. “Mas é o reflexo, ainda, da tendência que vimos na cidade nos últimos 20 anos de aumento da população latina e de nossa diversidade”, destacou.

Uma das explicações para este aumento é que imigrantes se sentem confortáveis ​​se mudando para Danbury porque sabem que outras pessoas compartilham suas experiências. “Danbury é um caldeirão de estudos”, disse Ruiz, que nasceu em Danbury e é presidente do Latino Scholarship Fund. “Temos imigrantes vindos de todas as partes que estão tentam construir seu futuro aqui, e eles não têm aquela sensação de serem julgados ou estarem sozinhos”, disse.

A proximidade com New York e New Jersey é outro fator, de acordo com Yasmin Ortiz, vice-presidente do Latino Scholarship Fund. “Danbury oferece aos residentes mais terras e bairros seguros a um preço mais acessível”, disse ela. A família dela é da República Dominicana, mas ela nasceu em New York. Eles se mudaram para Danbury, em parte, por causa do lago Candlewood, que os lembrava de sua região na República Dominicana.

O tamanho, a atmosfera e as oportunidades de trabalho de Danbury são atraentes, de acordo com Wilson Hernandez, um imigrante do Equador que é dono do restaurante La Mitad Del Mundo. “Não é um lugar onde as pessoas podem se perder como nas grandes cidades”, destacou.

“Os eventos locais celebrando seus países de origem ajudam esta comunidade a se sentir conectada a Danbury”, acrescentou Yasmin Ortiz. “Essas pequenas coisas que acontecem realmente permitem que a comunidade latina saiba que estamos sendo vistos, estamos sendo notados e muito mais é feito para que nossas necessidades sejam ouvidas”, seguiu.

Mais latinos estão se tornando financeiramente seguros e comprando casas, inclusive nos subúrbios, conforme relatou Palamares. “Isso levou ao crescimento desta comunidade em cidades perto de Danbury”, disse. “Eu vejo isso como um belo sinal de crescimento”, finalizou.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

advogada brasileira NY-  A advogada brasileira Melissa Kobernitski é especialista em áreas de lesões corporais e negligência médica em acidentes de trânsito. Ela se destaca por sempre oferecer os melhores serviços jurídicos aos seus clientes e garantir que eles tenham suas dúvidas sanadas e que estejam informados sobre o andamento do seu caso até a sua conclusão.

SEGURO DENTAL- Oferecemos mais de 350 serviços. Ligue: 1-855-662-6550 ou acesse: dental50plus.com/Brazil.

BENCKE CONSTRUTORA- Invista no melhor para você, em Itapema, Santa Catarina. Desde 2004 construíndo sonhos. Financiamento direto com a construtora. www.benckeconstrutora.com.  Para mais informações ligue: (617) 440-8471.

Fonte: Redação Brazilian Times

Fonte: Brazilian Times