A Ordem de Rio Branco é uma condecoração oferecida pelo Governo do Brasil e possui os…

A Ordem de Rio Branco é uma condecoração oferecida pelo Governo do Brasil e possui os seguintes graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além duma Medalha anexa à Ordem. Ela foi instituída pelo então Presidente da República, João Goulart, em 1963, e é destinada a homenagear aqueles que, por qualquer motivo ou benemerência, se tenham tornado merecedores do reconhecimento do Governo Brasileiro, servindo para estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção, bem como para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas.

Nesta semana, uma ativista brasileira que atua no estado de Massachusetts anunciou que foi escolhida para receber a “Homenagem da ordem do Rio Branco”, no grau Cavalheiro. Lídia Souza, que é presidente da New England Community Center (NECC), conversou com a redação do jornal Brazilian Times e falou da emoção que sentou quando recebeu a notícia. “Fiquei sem ação, rindo e ao mesmo tempo chorando. Um turbilhão de emoções, afinal eu jamais imaginei receber esta condecoração”, disse.

Lídia chegou aos Estados Unidos há 25 anos e como a maioria das mulheres imigrantes, trabalhou com limpeza de casas, serviço que desempenhou por 21 anos. Ela disse que só parou de trabalhar nesta área depois que sua mãe ficou muito doente. “Eu precisava de tempo para cuidar dela”, explicou.

Durante o tempo que trabalhou na área de limpeza, ela cultivou o sonho de abrir uma organização que ajudasse e se tornasse a voz da comunidade brasileira de Stoughton, cidade onde mora. Em 2015 conseguiu formalizar diante do governo do estado e abriu a NECC. “Com esta organização conseguimos ajudar muitas pessoas e nos tornamos o porto seguro para centenas de brasileiros”, afirmou.

A NECC conta, hoje, com várias frentes de trabalho e ajudam a comunidade desde serviços consulares a busca por um emprego.

Além de dirigir a NECC, Lídia está em seu segundo mandato como presidente do Conselho de Cidadãos de Boston, criado pelo Consulado-Geral do Brasil no estado. “Com este trabalho, meu contato com vários diplomatas e autoridades consegui ampliar o meu conhecimento e experiência. Hoje acredito que estou preparada para oferecer muito para a minha comunidade”, destaca. “Apesar de estar há tento tempo longe do Brasil, ser uma Bostoniana de coração, em jamais me permiti esquecer do Brasil, deixar de amar a terra que meu deu a vida. Sempre vou lutar pelos meus compatriotas e pela minha Pátria”, finalizou.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados  no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Seguros– Barato, completo e confiável. Não cobramos entrada para começar o seguro. Cotações grátis e sem compromisso: -Automóvel-Comercial-Aluguel-Residêncial. Gabrielli Lopes, Agente Licenciada: (781) 608-8547- Whats App – (978) 212-9641- Office. Email: [email protected]

Fonte: Brazilian Times