No dia 30 de outubro, a artista plástica Margarette Mattos participará de uma cerimônia no…

No dia 30 de outubro, a artista plástica Margarette Mattos participará de uma cerimônia no Palácio de Kensington, em Londres, na Inglaterra. Na ocasião, ela receberá o prêmio de Melhor Artista Brasileira no Mundo. De acordo com as informações, ela artista foi selecionada entre as dez brasileiras que moram no exterior e se destacam nas artes plásticas.

Margarette, que vive há 17 anos nos Estados Unidos, reside em Cambridge (Massachusetts). Ela já realizou várias exposições, no Brasil e nos Estados Unidos, apresentando seu trabalho com pintura de minério de ferro em tela.

Ela se interessou por utilizar minério a partir de uma exposição que houve em Vitória com o tema “Como você vê a sua cidade”? Ela resolveu, então, pesquisar que tipo de material diferente haveria na região, para que ela pudesse transpor ideias novas para seus quadros.

Como residia, naquela época, numa cidade portuária, Margarette saiu para descobrir novas fontes de inspiração. Descobriu, então, que todo minério de ferro que sai de minas brasileiras passa pelo porto de Vitória. O pó de minério movimenta o local e oferece oportunidade de emprego para muita gente.

Com esses dados e, evidentemente, a matéria prima em mãos, Margarete começou a criar sua produção atual, que é o comportamento dos materiais sobre a superfície da tela. Os materiais escolhidos buscam um confronto entre matérias-primas oriundas da natureza e as fabricadas pelo homem. Terras, minérios e pigmentos de óxido de ferro se contrapõem e se sobrepõem a vernizes, ceras, resinas acrílicas e vinílicas. Da sobreposição desses materiais resultam relevos, texturas, brilhos, opacidade e aveludados em figuras de formas básicas, como círculos e retângulos.

Foi “descoberta” pela Companhia Vale do Rio Doce, as portas das minas foram abertas e Margarete, então, verificou a quantidade de cores expressivas dos minérios e minerais. Foi só começar a criar, que as exposições apareceram.

Enviou seu portfolio para diversos países, descobriu que muita gente não conhecia aquele tipo de material. Com isso, chegou a Boston, trouxe alguns trabalhos, expôs alguns deles num salão de arte brasileira intitulado “A Cara do Brasil” e o resto é história. Foi reconhecida pelo júri com o Primeiro Lugar, mostrando um verdadeiro pedaço do Brasil.

Margarette destacou que estes prêmios ganhos no exterior são muito importantes, tanto para a sua carreira quanto para promover a imagem do Brasil.

Após receber o prêmio, a artista deve voltar ao Espírito Santo para dar prosseguimento a um projeto que quer desenvolver em Vitória, sua terra natal.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW– O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Chelsea e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

Fonte: Brazilian Times