SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) – A Rússia afirmou nesta segunda-feira (8) que “não há base” para negociações de paz com a Ucrânia após nova tentativa da Turquia para intermediar o diálogo, segundo a emissora Sky News. As conversas estão paralisadas desde o fim de março, quando delegações dos dois países se encontraram em Istambul.

Na ocasião, a Ucrânia se comprometeu a não entrar na Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), mas exigiu garantias de segurança de potências internacionais e caminho livre para ingressar na União Europeia. Moscou e Kiev trocam acusações pela falta de progresso.

Não é a primeira vez que a Turquia se oferece para sediar uma reunião entre os presidentes da Rússia e da Ucrânia, mas essa hipótese sempre foi rejeitada por Moscou. Recentemente, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, conseguiu mediar um acordo para liberar a exportação de grãos da Ucrânia através do Mar Negro, uma rota que estava bloqueada pela Rússia.

Segundo o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, os presidentes Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky só poderão se encontrar depois que os negociadores fizerem “seu dever de casa”.

Na mesma entrevista, Peskov pediu que países do Ocidente com influência na Ucrânia a pressionem para o fim dos bombardeios na usina nuclear de Zaporizhzhia -a estrutura está sob gestão de militares russos desde março deste ano.

Neste fim de semana, a agência nuclear da ONU pediu o fim imediato de ações militares russas perto da usina de Zaporizhzhia e fez o alerta de que há um “risco bastante real de um desastre nuclear”. A Ucrânia diz que partes da instalação foram “seriamente danificadas” por forças militares.

O Ministério da Defesa do Reino Unido diz que a Rússia está usando a área para lançar ataques —aproveitando o “status protegido” da usina nuclear para reduzir o risco de ataques noturnos das forças ucranianas.