Obama sorrindo e acenando

Crédito, Getty Images

Obama ganhou o Nobel da Paz com apenas nove meses de governo, em 2009

O vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 2021 será anunciado na manhã desta sexta-feira. Será que o nome laureado vai causar alguma controvérsia, como em várias ocasiões anteriores?

Considerado um dos prêmios de maior prestígio do mundo, o Nobel da Paz é uma das seis distinções criadas pelo falecido cientista, empresário e filantropo sueco Alfred Nobel.

Mas, devido à sua natureza política, o troféu da paz tem sido envolvido em polêmicas com muito mais frequência do que os outros cinco campos. Aqui estão alguns dos casos mais controversos e uma omissão notável.

Barack Obama

Muitas pessoas ficaram perplexas quando o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 2009, incluindo o próprio laureado.

Obama até escreveu em suas memórias, publicadas em 2020, que sua primeira reação ao saber da premiação foi perguntar: “Para quê?”.

Ele estava no cargo havia apenas nove meses. Os críticos consideraram a decisão prematura – na verdade, o prazo para apresentação de indicações expirou apenas 12 dias após a posse de Obama.

Em 2015, o ex-diretor do Instituto Nobel, Geir Lundestad, sugeriu à BBC que o comitê que deliberou sobre a premiação se arrependeu da decisão.

As forças armadas dos EUA estiveram em combate no Afeganistão, Iraque e Síria durante os dois mandatos do presidente Obama.

Yasser Arafat

O falecido líder palestino Yasser Arafat recebeu o prêmio em 1994 ao lado do então primeiro-ministro israelense Yitzhak Rabin e o ministro das Relações Exteriores de Israel, Shimon Peres.

A premiação ocorreu em virtude de seu trabalho nos Acordos de Paz de Oslo, que na década de 1990 ofereceram a esperança de uma solução para o conflito israelense-palestino.

A decisão de conceder o prêmio a Yasser Arafat, alguém que anteriormente esteve envolvido em atividades paramilitares, gerou críticas em Israel e outros países.

Na verdade, a nomeação de Arafat causou controvérsia dentro do próprio Comitê do Nobel.

Um dos membros do grupo, Kare Kristiansen, um político norueguês, renunciou ao cargo em protesto.

Aung San Suu Kyi

A política birmanesa ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1991 por sua luta não violenta contra o regime militar em Mianmar.

Porém, mais de 20 anos depois, Aung San Suu Kyi se viu sob severas críticas por não se pronunciar contra os assassinatos em massa e graves violações dos direitos humanos do povo muçulmano Rohingya em seu país, processo descrito pela ONU como ‘genocídio’.

Houve até pedidos para que ela fosse destituída do prêmio, mas as regras que regulamentam os seis prêmios Nobel não permitem tal movimento.

Abiy Ahmed

Crédito, Reuters

Abiy Ahmed foi premiado por acordo que encerrou 20 anos de guerra civil

Em dezembro de 2020, o primeiro-ministro etíope recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para resolver um conflito de longa data na fronteira com a vizinha Eritreia.

Mas pouco mais de um ano depois, há muitas dúvidas sobre se a decisão foi correta.

A comunidade internacional criticou o envio de tropas de Abiy Ahmed para a região norte de Tigray.

Os combates ali deixaram milhares de mortos. O episódio foi descrito pela ONU como ‘devastação de partir o coração’.

Wangari Mathai

A falecida ativista queniana se tornou a primeira mulher africana a ganhar um Prêmio Nobel da Paz em 2004.

Mas seu triunfo foi criticado após comentários feitos por ela sobre HIV e Aids.

Wangrai Mathai sugeriu que o vírus HIV foi criado artificialmente como uma “arma biológica, planejada para destruir os negros”.

Não há nenhuma evidência científica para apoiar sua afirmação.

Henry Kissinger

Em 1973, o então Secretário de Estado dos EUA Henry Kissinger recebeu o Prêmio da Paz.

Dar o prêmio a um homem envolvido em alguns dos episódios mais polêmicos da política externa americana, como as campanhas secretas de bombardeio no Camboja e o apoio a regimes militares assassinos na América do Sul, causou muitas críticas.

Kissinger recebeu o prêmio em conjunto com o líder norte-vietnamita Le Duc Tho por seu papel na negociação de um cessar-fogo na Guerra do Vietnã. Tho recusou o prêmio.

Dois membros do Comitê do Prêmio Nobel renunciaram em protesto. O jornal New York Times reagiu à notícia chamando o prêmio de Prêmio Nobel da Guerra.

Gandhi de mãos vazias

Crédito, Getty Images

Apesar de seu ativismo pacifista, Gandhi nunca ganhou o Nobel

O Prêmio Nobel também é famoso por algumas de suas omissões.

Na categoria Paz, talvez a ausência mais gritante seja Mahatma Gandhi.

Apesar de ter sido indicado várias vezes, o político indiano, que se tornou um símbolo dos movimentos pacifistas do século 20, nunca recebeu o prêmio.

Em 2006, o historiador norueguês Geir Lundestad, então presidente do comitê que seleciona os vencedores do Prêmio da Paz, disse que a falta de reconhecimento pelas realizações de Gandhi foi a maior omissão da história do Nobel.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC