SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Portugal deixou de exigir a apresentação de testes negativos da Covid-19 para as pessoas imunizadas contra a doença para a entrada no país. A decisão foi tomada na quinta (3) pelo Conselho de Ministros e já começa a valer a partir desta sexta (4).

Segundo comunicado divulgado pelas autoridades portuguesas, fica suspensa a “apresentação de comprovativo de realização de teste com resultado negativo para quem apresente Certificado Digital COVID da UE (União Europeia) em qualquer das suas modalidades ou outro comprovativo de vacinação que tenha sido reconhecido”.

A queda da obrigatoriedade foi determinada em meio à análise de especialistas que apontam que a pandemia atingiu o seu pico em Portugal, de modo que a previsão é que o número de mortes, casos e internações comecem a cair.

Segundo a plataforma Our World in Data, ligada à Universidade Johns Hopkins, Portugal registrou na quinta 53 mortes pela Covid-19. Na última terça-feira (1º), os óbitos contabilizados foram 63. Até quinta, o país europeu totalizava 20.077 óbitos desde o início da pandemia.