Poder de Trump para lançar um ataque nuclear atrai preocupação

14/09/201702h00O poder do presidente americano, , de lançar um ataque nuclear contra a Coreia do Norte de forma não provocada começou a ser discutido seriamente nos Estados Unidos.
No fim de agosto, o ex-secretário nacional de Inteligência James Clapper afirmou que a possibilidade é “assustadora e preocupante” pela instabilidade atribuída ao republicano. Ele foi criticado por Trump, mas é uma autoridade respeitada.
Os especialistas Jeffrey Brader e Jonathan Pollack propuseram, em , limites aos poderes do presidente.
O acesso aos códigos nucleares foi assunto da adversária Hillary Clinton e de parlamentares, ainda que a lógica diga que Trump apenas emula ameaças retóricas de Richard Nixon de usar a bomba no Vietnã nos anos 70 ao falar em contra a ditadura de .Ahn Young-joon – 10.ago.2017/Associated PressHomem vê um programa de TV em Seul que mostra Donald Trump e Kim Jong-unDe fato, Trump pode ordenar sozinho uma guerra nuclear. Só seria impedido por um motim generalizado, algo altamente improvável.
Só o Congresso pode declarar guerra, mas um ataque nuclear foi pensado como resposta a uma ação semelhante pela União Soviética ou China, na Guerra Fria.

Fonte: Folha de S.Paulo