SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um par de pinguins machos recebeu um presente extra especial de Ano Novo em um zoológico em Nova York. Eles se tornaram os primeiros pais adotivos do mesmo sexo do zoológico a chocar um ovo com sucesso.

O filhote foi chocado em 1º de janeiro por Elmer e Lima, dois pinguins de Humboldt machos adultos , no zoológico Rosamond Gifford, em Syracuse, Nova York, segundo comunicado do zoológico à imprensa .

Eles nasceram no zoológico -Elmer em 2016 e Lima em 2019- e se tornaram um casal no outono de 2021, construíram um ninho e defenderam seu território. Então, a equipe de pinguins decidiu testar suas capacidades de adoção. A colônia de pinguins do zoológico tem 28 aves.

O zoológico disse que Elmer recebeu este nome “porque o ovo do qual ele chocou foi acidentalmente danificado por seus pais e a equipe de cuidados com os animais o consertou usando a cola de Elmer”.

O zoológico tem pelo menos dois casais reprodutores de pinguins com histórico de quebrar inadvertidamente seus ovos fertilizados. O diretor do zoológico, Ted Fox, disse que nem todos os pares de pinguins são bons em incubar ovos. “É preciso prática”.

Para evitar esse tipo de dano não intencional, o zoológico disse que às vezes transfere um ovo de seus pais biológicos para pais adotivos, que cuidam dele enquanto o outro casal incuba um ovo falso.

“Alguns casais, quando recebem um ovo fictício, sentam no ninho, mas deixam o ovo de lado e não o incubam corretamente, ou brigam por quem vai sentar nele”, disse ele. “É assim que avaliamos quem serão bons pais adotivos -Elmer e Lima foram exemplares em todos os aspectos do cuidado com os ovos.”

O ovo que Elmer e Lima incubaram foi inicialmente colocado pelo casal heterossexual Poquita e Vente, mas depois que a equipe do zoológico detectou um embrião viável dentro, eles o transferiram para os pais de primeira viagem.

“No nosso primeiro exame de saúde, quando o filhote tinha cinco dias de idade, pesava 226 gramas”, disse Fox . “Continua sendo cuidado por Elmer e Lima, que estão fazendo um ótimo trabalho”.

No ano passado, o primeiro filhote de pinguim do zoológico, Opal, era filho biológico dos pais Juan e Rosalita -um dos pares que quebram os ovos- e criado por outro casal, os pais adotivos de primeira viagem Luis e Calypso, que incubaram seu ovo e alimentaram e cuidou dela depois que ela nasceu.

Várias outras instituições tiveram sorte com pares de pinguins do mesmo sexo que criam ovos. Os relatados nos últimos anos incluem Electra e Viola, um par feminino de pinguins Gentoo no aquário Oceanogràfic Valencia na Espanha; Skipper e Ping, um casal macho de pinguins-rei no Zoológico de Berlim, e Eduardo e Rio, um casal macho de pinguins de Magalhães no Zoológico de San Francisco.

Fox disse que os pares de pinguins do mesmo sexo mostram que a ideia de “família” não é específica da espécie e que, em muitos casos, as famílias não tradicionais fazem um trabalho maravilhoso na criação dos filhos. “O sucesso de Elmer e Lima no acolhimento é mais uma história que nosso zoológico pode compartilhar para ajudar pessoas de todas as idades e origens a se relacionarem com os animais”, disse.