Entramos numa nova década, mas a igualdade para as pessoas LGBTQ em todo o mundo continua não acontecendo. Na verdade, fazer parte da comunidade LGBTQ pode muitas vezes significar uma sentença de prisão ou até mesmo de morte. Embora mais de 25 países ao redor do mundo tenham legalizado o casamento entre pessoas do mesmo s e x o e apesar de muitos países permitirem a adoção conjunta por casais homossexuais, a verdade é que a homossexualidade é ilegal em mais de 70 países.

Foi o caso de Botswana até 2019, onde gays e lésbicas podiam ser condenados a uma pena de prisão de até sete anos. Em 2019, a Suprema Corte decidiu que as relações entre pessoas do mesmo s e x o deveriam ser descriminalizadas. O Estado iniciou um processo de apelação para derrubar essa decisão, argumentando que não havia evidências de que a atitude do povo em relação à homossexualidade havia mudado, o que significa que eles ainda eram contra direitos iguais para casais não heterossexuais. Em 29 de novembro de 2021, o Tribunal de Apelações votou por unanimidade para manter a decisão de 2019. Essa decisão foi aplaudida por organizações de direitos humanos em todo o mundo e está sendo celebrada pela comunidade LGBTQ de Botswana.

Outros vários países têm legislação pendente para livrar seus habitantes dessas leis arcaicas. Para descobrir quais estão no caminho da mudança e para ler sobre aqueles que estão longe de fazer o mesmo, clique nesta galeria que detalha todos os países onde a homossexualidade é ilegal.