O guia nepalês Gelje Sherpa, de 30 anos, está ganhando destaque mundial após salvar um alpinista na chamada ‘zona da morte’ do Monte Evereste, no dia 18 de maio.

Segundo a BBC, Gelje Sherpa encontrou o alpinista malaio preso por uma corda e tremendo de forma “descontrolada” em uma região onde as temperaturas podem chegar a -30ºC.

Apesar das dificuldades, o nepalês não hesitou: iniciou o resgate do alpinista e carregou-o por 6 horas, descendo 8.500 metros.

O secretário de turismo do Nepal, Bigyan Koirala, agradeceu o ato heroico de Gelje e destacou que essa foi uma “operação muito rara”, pois é “quase impossível resgatar alpinistas a essa altitude”.

Nas redes sociais, muitos têm elogiado a coragem e força “sobre-humana” de Gelje.

“Os sherpas são de outro planeta”, escreveu um internauta. Outro sugeriu que o guia deveria receber uma homenagem e “uma medalha por esse incrível resgate”.

É importante lembrar que somente neste ano, 17 pessoas já faleceram em expedições ao topo do mundo. A cada temporada, entre cinco e dez pessoas perdem a vida durante a escalada do Monte Evereste.

MONTE EVERESTE

O Monte Evereste, localizado na cordilheira do Himalaia, é a montanha mais alta do mundo, com uma altitude impressionante de 8.848 metros. A montanha atrai aventureiros e alpinistas de todo o mundo, que se aventuram em escaladas desafiadoras para alcançar o seu cume. O clima extremo e as condições adversas tornam a escalada do Evereste uma empreitada perigosa, exigindo preparação física, experiência em montanhismo e um planejamento meticuloso. Ao longo dos anos, o Evereste tem sido palco de várias histórias notáveis, feitos heroicos e tragédias, sendo um símbolo icônico para os amantes da aventura e do alpinismo.