Jean-Yves Duclos, ministro da saúde do Canadá, pediu, esta quarta-feira, aos cidadãos que tenham planos para viajar para o exterior que cancelem as suas viagens, devido à propagação da nova variante da Covid-19.

O governo desaconselha viagens para fora do Canadá, por enquanto. “Para os que estavam planejando viajar, digo muito claramente – agora não é hora de viajar. A rápida disseminação da variante Ômicron numa escala global faz-nos temer o pior”, disse o ministro, citado pela CBC. 

Acrescentou ainda que está “com medo” e “preocupado” com quem viaja para fora do país, visto que a Ômicron tem capacidade de alterar de forma bastante rápida a situação pandêmica, explicando que a sua taxa de propagação é “enorme”.

“A situação no exterior já é terrível em vários locais e vai piorar muito rapidamente”, alertou Duclos, esclarecendo que a Agência de Saúde Pública do Canadá vai intensificar o programa de testagem obrigatório à chegada aos aeroportos do país. 

Nas suas palavras, na semana passada, a capacidade de testagem nos aeroportos era até 17 mil testes por dia, mas promete que este será aumentado para testar “o maior número possível de viajantes”.