O japonês que ganha a vida ‘alugando’ sua amizade

Ele oferece seus serviços em um site em que se apresenta como o “homem careca” de Omotesando, nome de uma arborizada avenida em Tóquio. Tsutomu Ikeda, de 46 anos, é, na verdade, um amigo de aluguel.

O site se chama Ossan Rental. Ossan, em japonês, significa “homem de meia-idade” e a plataforma online oferece mais de 70 homens que alugam sua companhia para comer, beber, cantar e até viajar.
Ikeda tem um negócio próprio, mas aluga sua amizade há cerca de dois anos. Ele encontra mais de 30 clientes todo mês. Esse “trabalho” lhe consome, em média, 20 horas por semana.

O japonês, contudo, afirma que não vê a atividade como trabalho e garante que não faz por dinheiro. Tampouco considera como um hobby ou uma atividade voluntária. Redes sociais aumentam sensação de solidão, diz estudoComo fazer amigos ao chegar a um novo país?Por que as galinhas são muito mais inteligentes do que você imagina”Eu ganho apenas 1 mil ienes (R$ 28) por hora, não pode ser um negócio”, argumenta.
Mas então por que ele se dedica tanto tempo alugando sua companhia?
Direito de imagemTSUTOMU IKEDA/Ossan Rental.

Tsutomu Ikeda aluga sua amizade por 1 mil ienes (R$ 28) por hora “Atualmente, eu estou procurando por amigos ao me alugar.

Fonte: BBC