Jennifer Schuh, natural da Califórnia, nos Estados Unidos, passeava numa praia, na última sexta-feira, quando descobriu o dente de um mastodonte, extinto há mais de 10 mil anos. Apesar da raríssima descoberta, a mulher não soube imediatamente qual era a sua importância.

A descoberta ocorreu na foz do Aptos Creek, na praia estadual de Rio Del Mar, localizada na baía de Monterey. Jennifer Schuh estava ao lado do riacho, que desagua na praia, falando com uma pessoa, quando descobriu o dente, de 30 centímetros, saindo da areia.

“Estava de um lado do riacho e essa senhora estava falando comigo do outro lado e ela disse ‘o que é isso aos seus pés?'”, contou Jennifer, citada pela Associated Press. “Parecia meio estranho, quase queimado”, recordou. 

Sem saber bem o que tinha encontrado, a mulher deixou o dente na praia e decidiu compartilhar algumas fotografias na rede social Facebook e pedir ajuda.

Foi então que Wayne Thompson, consultor de coleções de paleontologia do Museu de História Natural de Santa Cruz, lhe deu a resposta, explicando que em causa estava um molar desgastado de um mastodonte adulto do Pacífico, uma espécie extinta semelhante a um elefante.

“Esta é uma descoberta extremamente importante”, escreveu Wayne Thompson, pedindo à mulher que o contactasse.

No entanto, quando ambos voltaram à praia, o dente tinha desaparecido. 

O consultou decidiu então, também ele, pedir ajuda para encontrar o artefacto, com o seu apelo a ser notícia na imprensa.

Na terça-feira, Jim Smith, de Aptos, ligou para o museu. O homem tinha tropeçado no dente durante as suas corridas na praia e não sabia o que tinha encontrado até ver uma fotografia do artefato nas notícias.

Jim Smith doou o dente ao museu, onde ficará exposto.

A idade do dente não é clara. “Podemos dizer com segurança que este espécime teria menos de 1 milhão de anos, o que é relativamente ‘novo’ pelos padrões fósseis”, disse Liz Broughton, do museu, num e-mail enviado à Associated Press.

Leia Também: Jovens descobrem tampa secreta em casa e o que escondia é surpreendente