Macron quer convencer Trump a permanecer no acordo climático

06/05/201708h32O favorito nas eleições presidenciais francesas, Emmanuel Macron, disse nesta sexta-feira (5) que se vencer fará “tudo” o possível para que o presidente Donald Trump mantenha os Estados Unidos no acordo global sobre o clima.
Durante a campanha eleitoral, Trump sugeriu a retirada dos Estados Unidos do acordo global alcançado em Paris, que obriga os países a manter um plano de redução de emissões.
“Farei tudo o possível para que permaneça”, declarou o candidato de centro, entrevistado pelo site de notícias Mediapart antes do segundo turno na França, neste domingo (7), no qual enfrentará a líder de extrema direita Marine Le Pen.
Trump nunca escondeu que não acredita nas mudanças climáticas, e chegou a dizer que elas são um “mito” criado pela China para prejudicar a indústria americana.
“Será um dos três principais temas de discussão: nossa segurança coletiva, o clima e temas econômicos”, declarou Macron, que se for eleito se reunirá com Trump na Cúpula da Otan prevista para 25 de maio, em Bruxelas, e na Cúpula do G7, na Itália, em 26 e 27 de maio.
“Se decidir abandonar este caminho, assumirá uma responsabilidade maior diante do planeta e diante de seu povo”, declarou Macron sobre Trump.

Fonte: Folha de S.Paulo