O presidente da França, Emmanuel Macron, foi surpreendido com um tapa no rosto após visitar hotel-escola em Tain-l’Hermitage, no sul do país.

Um homem, vestindo uma camiseta cinza, é visto segurando o presidente, que tinha ido falar com o público presente, e desferindo o golpe.

Segundo relatos na imprensa francesa, ele teria gritado “abaixo o macronismo” enquanto agredia o presidente, que logo foi puxado por um segurança.

Dois homens foram detidos, e estavam sendo ouvidos pela polícia. O incidente fez as autoridades aumentarem o policiamento na região.

O primeiro-ministro da França, Jean Castex, condenou o ato de violência durante discurso no Parlamento. Segundo ele, tratava-se de um ataque à democracia.

Marine Le Pen, líder de extrema-direita e rival do presidente, também condenou a agressão. “Embora o debate democrático possa ser amargo, jamais pode tolerar violência física.”

Logo após a agressão, Macron voltou a falar com o grupo.

Mais tarde, ele classificou o incidente como algo isolado. “Não devemos deixar pessoas ultraviolentas dominarem o debate público – elas não merecem”, afirmou, segundo o jornal francês Le Dauphiné.

Fonte: BBC