Polícia cerca local de ataque em Kabul Foto: Rahmat Gul / APUm homem-bomba atacou nesta segunda-feira uma reunião da qual participavam os clérigos mais importantes do Afeganistão, na capital Cabul, e deixou ao menos sete mortos e nove feridos. A polícia local confirmou que, pouco antes do atentado, os religiosos haviam emitido uma fatua (sentença), que declarou os ataques suicidas como “haram” — isto é, proibidos pela lei islâmica.
Os religiosos haviam pedido conversas de paz para colocar fim à guerra afegã. O extremista se explodiu perto da entrada do complexo no qual se reunia o conselho de anciãos, de acordo com o chefe da polícia do 5º distrito de Cabul. Nenhum grupo terrorista reivindicou a autoria do ataque até agora.
Ainda não está claro quantos mortos são religiosos. Cerca de dois mil membros do conselho participavam da reunião. A explosão ocorreu ao fim do encontro, quando o público já estava prestes a sair do local. O número de vítimas só não foi maior porque o extremista não entrou no complexo, disse a polícia.
O conselho havia chamado as forças do governo afegão, os talibãs e outros grupos insurgentes para que negociassem um cessar-fogo e suspendessem os combates em prol de uma negociação.

Fonte: Extra Online