Governo federal inicia paralisação parcial por falta de acordo sobre muroFoi iniciada uma paralisação (shutdown) parcial do governo federal depois que senadores republicanos não conseguiram os votos necessários para aprovar US$5 bilhões para a construção de um muro na fronteira.

O presidente DonaldTrump tentou culpar os democratas, que se opõem à construção do muro. Os democratas, por sua vez, responderam lembrando que o presidente repubicano disse na semana passada que ficaria “orgulhoso” de fechar as principais partes do governo federal para conseguir o financiamento para um muro na fronteira dos EUA com o México.

“Vamos ter uma paralisação. Não há nada que possamos fazer porque precisamos dos democratas para nos dar seus votos”, disse Trump em vídeo postado em sua conta no Twitter cerca de duas horas antes do prazo da meia-noite. “A paralisação talvez não dure muito.”

Durante esta semana, senadores republicanos e democratas chegaram a um acordo sobre a legislação de financiamento de curto prazo que não inclui os US$5 bilhões que Trump quer, mas o presidente disse na quinta-feira (dia 20) que não assinaria.

Horas antes do prazo de meia-noite de sexta-feira, os legisladores se reuniram com o vice-presidente Mike Pence e outros funcionários da Casa Branca em um último esforço para encontrar uma lei de financiamento aceitável para ambos os partidos e Trump. Mas eles não conseguiram chegar a um acordo.

As conversas entre a equipe de Trump e os líderes republicanos e democratas devem continuar no fim de semana. O Senado deve voltar do recesso neste sábado, embora não esteja claro se terá novas propostas a serem consideradas.

Quais serviços são afetados

Três quartos dos programas do governo estão garantidos até o próximo dia 30 de setembro, incluindo os departamentos de Defesa, do Trabalho, da Saúde e dos Serviços Humanos.

O financiamento para todas as outras agências, incluindo os departamentos de Segurança Interna, Justiça e Agricultura, expirou à meia-noite de sexta para sábado.

Todos os parques federais serão afetados pelo “shutdown”. No sul da Flórida, o Big Cypress National Preserve está parcialmente fechado, assim como o Biscayne National Park, Dry TortugasNational Park e Everglades National Park.

Os serviços do Social Security e Food Stamps continuarão efetuando pagamentos, no entanto a aprovação de novos casos devem demorar mais.

Empregados que trabalham nos aeroportos internacionais de Miami e de Fort Lauderdale, incluindo controladores de tráfego e agentes do Transportation Security Administration continuarão trabalhando. No entanto, a maioria dos empregados não poderá trabalhar hora extra, o que poderia causar atrasos. A TSA emitiu uma nota informando que a segurança continuará rigorosa. “Viajantes não verão diferença na segurança”. Com informações da Reuters e Local 10.

Relacionada:

“Dia Sem Imigrantes”: movimento cresce e paralisação está confirmada para esta quinta-feira

O post Governo federal inicia paralisação parcial por falta de acordo sobre muro apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News