Ex-presidente do Peru, Alan Garcia. Foto: Reuters.

O ex-presidente do Peru tentou se matar na manhã de quarta-feira (17) quando ia ser detido em sua casa, em Lima. Alan Garcíaé acusado de corrupção em caso envolvendo a Odebrecht.

Seu estado de saúde é grave, segundo a imprensa local. García foi levado com urgência ao Hospital Casimiro Ulloa, na capital peruana.

Fontes citadas por Rádio Programas del Peru (RPP) indicaram que os agentes o encontraram já ferido, depois que ele se trancou e efetuou o disparo contra si mesmo.

Segundo comunicado do Ministério da Saúde, García ingressou ao hospital de emergências às 6h45 (hora local do Peru), com diagnóstico de impacto de bala de entrada e saída da cabeça.

Investigação

O ex-presidente, que governou o país entre 1985 e 1990 e entre 2006 e 2011, estava sob investigação por supostos subornos na construção de uma linha de metrô para Lima, projeto que envolvia a Odebrecht. A polícia também deteve nesta quarta-feira Luis Nava, ex-secretário-geral de Presidência, e Miguel Atala, ex-vice-presidente da Petro Peru, que supostamente recebeu 1,3 milhão de dólares da gigante brasileira numa conta do banco D’Andorra. Ele teve sua saída do país proibida em novembro do ano passado, enquanto era investigado por lavagem de dinheiro, conflito de interesses e tráfico de influências no caso do concessão da Odebrecht. García chegou a pedir asilo no Uruguai, refugiando-se na casa do embaixador uruguaio em Lima. Mas o governo de Tabaré Vásquez negou o pedido.

Um acordo de colaboração entre procuradores da Lava Jato do Peru e a construtora, assinado no dia 14 de fevereiro levou a novas evidência de propina distribuída entre os altos cargos no Peru. As mais recentes, divulgadas pelo meio digital IDL-Reporteros e o jornal El Comercio, comprovavam que a Odebrecht pagou ao menos 4 milhões de dólares a Luis Nava, que foi braço direito de Garcia no Palácio do Governo. Com informações de El Pais e Agência Brasil.

Relacionada:

Ex-presidente Michel Temer é preso pela Lava Jato

O post Ex-presidente do Peru tenta se matar ao ser detido por caso Odebrecht apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News