EUA têm nova noite de confronto após absolvição de policial que matou negro

17/09/201710h47 – Atualizado às 11h12Um protesto nos Estados Unidos terminou em confronto pela segunda noite consecutiva neste sábado (16), em Saint Louis, no Estado do Missouri, após a absolvição de um policial branco que matou um negro.
De acordo com a polícia norte-americana, a manifestação começou pacífica na Universidade Washington. Após a maior parte das pessoas dispensar, entretanto, manifestantes quebraram janelas de estabelecimentos comerciais e atiraram objetos nos policiais, que reagiram.
Nove pessoas foram detidas, segundo a polícia. A entidade não divulgou um número exato de manifestantes, mas disse que “centenas de pessoas” participaram do ato. Não há informações sobre feridos.
“Era um protesto pacífico”, disse Jomar Jackson, 32. “Mas um grupo de pessoas veio perturbar”.
Na sexta-feira (15), Saint Louis já havia sido e pelo menos 33 pessoas foram detidas e 11 policiais ficaram feridos durante confronto.
Manifestantes protestam contra a decisão em primeiro grau de um tribunal que absolveu o ex-policial Jason Stockley, 36, pela morte de Anthony Lamar Smith, 24, em 2011.
O ex-policial diz que atirou em Smith porque se sentiu ameaçado e que viu o jovem –suspeito de traficar drogas– segurar uma arma antes da perseguição começar.

Fonte: Folha de S.Paulo