Gráfico da Geórgia

Mapa eleitoral da BBC com a divisão partidária por distritos da Geórgia, Estado onde Biden passou a liderar votação

Com mais de 150 milhões de votos, a participação eleitoral nos Estados Unidos atingiu o maior patamar desde 1900. Mas a acirrada disputa entre o democrata Joe Biden e o republicano Donald Trump será definida em torno de menos de 750 mil votos em horas, dias ou semanas.

O complexo sistema de votação indireta dos EUA e o emaranhado de números divulgados separadamente por cada Estado tornam o acompanhamento do resultado bem diferente do que ocorre no Brasil, onde a Justiça Eleitoral é centralizada e as urnas são eletrônicas.

A BBC News Brasil sugere mais abaixo quatro sites para quem se interessar em acompanhar em tempo real a lenta apuração das cédulas de papel em diferentes níveis de detalhamento.

Resultados ao vivo das eleições dos EUA. Clique aqui

1. Fox News, veículo pró-Trump que pode ser o 1º a declarar vitória de Biden

Considerado a principal plataforma de apoio a Trump, o canal pago americano foi um dos únicos a projetarem a vitória de Biden no Estado do Arizona. Apenas a agência Associated Press fez projeção semelhante, enquanto outros veículos consideram a disputa em aberto.

Dessa forma, se Biden vencer também na Geórgia, Estado em disputa onde faltam menos votos a serem contados, a conta do sistema de eleição indireta estaria fechada e o democrata sairia vencedor.

Em outros veículos, a vitória de Biden dependeria de uma conclusão da apuração dos votos em outros Estados com disputa em aberto, como a Pensilvânia.

O maior jornal americano apresenta em seu site uma série de gráficos para entender como a apuração está se acirrando entre Trump e Biden, além de mapas detalhados sobre o voto em cada Estado com disputa em aberto.

Além disso, o New York Times também se debruça sobre as pesquisas de boca de urna, que oferecem um ponto de vista mais aprofundado sobre quem são e o que pensam os eleitores de cada um dos 50 Estados americanos.

3. Contagem em tempo real dos votos e tendências de virada de jogo

Neste site open source feito por um grupo de colaboradores, os dados do New York Times são apresentados de uma forma em que é possível acompanhar passo a passo a entrada de cada nova leva de votos contados nos Estados ainda em aberto.

A plataforma também oferece a possibilidade de analisar as tendências de possíveis viradas, como a de Biden na Geórgia na manhã desta sexta-feira (6/11).

A próxima a acompanhar é a Pensilvânia, Estado que, em razão do tamanho de sua população (e do número de delegados no Colégio Eleitoreal, 20), pode finalmente definir o resultado da eleição.

4. First Draft: Monitor político e eleitoral das redes sociais

O projeto First Draft News, que entre outros assuntos estuda a disseminação de notícias falsas, criou painéis na plataforma CrowdTangle nos quais é possível acompanhar quais são os tópicos mais importantes e/ou problemáticos que geraram engajamento no Facebook, no Instagram e no fórum Reddit.

Um desses monitores apresenta as páginas e os grupos do Facebook com mais interações acerca das eleições americanas, os posts com mais engajamento no Instagram, entre outras informações. Tanto em inglês quanto em espanhol.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC