Crianças se divertem em gangorras instaladas em cerca entre EUA e México

Dois americanos, professores universitários, instalaram gangorras que atravessam a cerca de ferro que separa os Estados Unidos do México. Um lado da gangorra está em Sunland Park, em El Paso, Novo México – o outro em Anapra, na região de Ciudad Juaréz, no México.

Imagens da instalação fizeram sucesso em redes sociais e mostram crianças se revezando de um lado e de outro para brincar. “O que é feito de um lado tem impacto no outro. E isso é o que a gangorra faz. Exatamente isso”, disse o arquiteto Ronald Rael, um dos idealizadores do projeto que vem sendo estudado desde 2009.

Intitulado “Borderwall as Architecture: A Manifesto for the U.S.-Mexico Boundary” – foi elaborado por Rael, professor de arquitetura da Universidade da Califórnia em Berkeley, e pela professora Virgínia San Fratello, do departamento de design da Universidade Estadual de San José, também na Califórnia.

Rael escreveu um texto no Instagram sobre a instalação no qual a descreve como uma das experiências mais incríveis da carreira dele e da professora San Fratello.

“[Foi] um evento cheio de alegria, animação e união na fronteira. O muro virou literalmente o ponto de sustentação para as relações dos EUA com o México e crianças e adultos foram conectados de forma significante em ambos os lados com o reconhecimento de que as ações que acontecem em um lugar devem ter consequências diretas do outro. Incríveis ‘obrigados’ a todos que fizeram esse evento possível.”

Os dois criadores da instalação de arte compartilharam vários vídeos e fotos de crianças e adultos de ambos os lados da parede, tocando juntos como se a gangorra estivesse em um playground normal. Em vez disso, eles foram separados por ripas gigantes que dividem os dois países na fronteira sul dos EUA. Com informações da Reuters e CBS.

Veja um dos vídeos publicados pelo arquiteto no Instagram:

Ver essa foto no Instagram

One of the most incredible experiences of my and @vasfsf’s career bringing to life the conceptual drawings of the Teetertotter Wall from 2009 in an event filled with joy, excitement, and togetherness at the borderwall. The wall became a literal fulcrum for U.S. – Mexico relations and children and adults were connected in meaningful ways on both sides with the recognition that the actions that take place on one side have a direct consequence on the other side. Amazing thanks to everyone who made this event possible like Omar Rios @colectivo.chopeke for collaborating with us, the guys at Taller Herrería in #CiudadJuarez for their fine craftsmanship, @anateresafernandez for encouragement and support, and everyone who showed up on both sides including the beautiful families from Colonia Anapra, and @kerrydoyle2010, @kateggreen , @ersela_kripa , @stphn_mllr , @wakawaffles, @chris_inabox and many others (you know who you are). #raelsanfratello #borderwallasarchitecture

Uma publicação compartilhada por Ronald Rael (@rrael) em

O post Crianças se divertem em gangorras instaladas em cerca entre EUA e México apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News

Comentários Facebook