A primeira década do século 21 foi em grande medida escrita nos Estados Unidos.

Começou com uma grave crise geopolítica, no coração de Nova York – o 11 de Setembro –, e terminou com uma grave crise econômica, também ambientada em Nova York, no centro financeiro de Wall Street.

Neste vídeo, parte da nossa série “21 notícias que marcaram o século 21”, Camilla Veras Mota conta a história da crise financeira iniciada em 2007, causada pela perda de valor de ativos imobiliários e nascida da concessão de crédito fácil para a compra de imóveis.

O terremoto econômico carregou a Europa, se alastrou pelo mundo e provocou uma recessão global no ano de 2009. Levou à nacionalização de bancos, derrubou governos, gerou taxas de desemprego altíssimas e causou várias ondas de protestos, muitos deles violentos.

Para muitos, a maior recessão desde a década de 1930 representava a falência do modelo de capitalismo financeiro predominante a partir dos anos 1980.

O resultado da crise, no entanto, fez com que nações inteiras pagassem pelas perdas econômicas causadas pela má gestão do sistema. Diante da sensação de que sociedades arcaram com o custo das ações de uma elite econômica, muitos atribuem à crise o surgimento de movimentos populistas, de esquerda e de direita, anos mais tarde.

E veja também os outros vídeos da série:

Fonte: BBC