Banheiros no festival Glastonbury

Crédito, PA

Organizadores do festival pedem aos frequentadores que usem os sanitários do evento

Especialistas encontraram níveis de drogas prejudiciais ao meio ambiente em um rio que corre nas proximidades de Glastonbury (Reino Unido), onde acontece um dos principais festival de música do mundo.

A equipe de cientistas acredita que frequentadores do festival que fazem das adjacências do rio Whitelake um banheiro a céu aberto levaram a esses níveis “perigosos” de MDMA e cocaína – que colocam em alto risco os esforços de preservação de enguias europeias raras que vivem ali.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores fizeram medições antes, durante e depois do festival em 2019 a jusante e a montante daquela área delimitada. A região abaixo do festival tinha uma concentração de MDMA 104 vezes maior do que aquela acima.

A concentração de MDMA (princípio ativo do ecstasy que costuma ser vendido como cristais) era quatro vezes maior uma semana após o festival com mais de 200 mil pessoas, o que apontam um impacto a longo prazo na região. Por outro lado, a concentração de cocaína era o triplo da de MDMA, mas não atingiu o ponto de ser danosa à fauna local, segundo eles.

Procurado para comentar o estudo, um porta-voz do Festival de Glastonbury afirmou que a Agência Ambiental do Reino Unido não levou nenhuma preocupação sobre o tema após o festival de 2019. “Proteger nossos riachos locais e a vida selvagem é de suma importância para nós no Festival Glastonbury e temos um regime de amostragem de hidrovias completo e bem-sucedido em vigor durante cada festival, conforme acordado com a Agência Ambiental.”

Ele disse, no entanto, que os organizadores estão “cientes de que a maior ameaça aos nossos cursos de água — e à vida selvagem para a qual eles fornecem um habitat — vem dos frequentadores do festival urinando no solo”. Segundo o porta-voz, o festival não tolera o uso de drogas ilegais e continua a “desencorajar fortemente” a micção pública.

‘Urinar ao ar livre é comum, mas danoso’

Para ele, é necessário ampliar a conscientização da população acerca dos resíduos de drogas e remédios. “Eles são um poluente oculto, preocupantemente pouco estudado, mas potencialmente devastador.”

Crédito, Getty Images

Em geral, festival Glastonbury chega a atrair 200 mil pessoas

Dan Aberg, mestrando da Bangor University e também coautor do estudo, ressalta que a contaminação ambiental por drogas ilícitas ao se urinar ao ar livre acontece em praticamente todos os festivais de música. “Mas, infelizmente, a proximidade do Festival Glastonbury de um rio faz com que qualquer droga liberada pelos participantes do festival tenha pouco tempo para se degradar no solo antes de entrar no frágil ecossistema de água doce.”

Estudos anteriores já apontaram, por exemplo, que a cocaína em rios pode levar enguias a se tornarem hiperativas, terem problemas musculares e respiratórios e sofrerem alterações hormonais.

Há pesquisadores que investigam o possível tratamento da água por meio de métodos ecologicamente corretos, a fim de minimizar a liberação e o impacto de drogas ilícitas em festivais, mas os estudos ainda estão em fase preliminares.

Investigadores de traços de substâncias nas águas

A análise de traços de remédios, drogas, outras substâncias e até doenças como a covid-19 se disseminou nas últimas duas décadas ao redor do mundo, principalmente com redes de esgoto e rios ou mares onde esses resíduos são descartados.

Crédito, Reuters

Organizadores do festival dizem que urinar no solo é o principal risco ambiental ao entorno do Glastonbury

Uma das principais funções de um “epidemiologista de águas residuais” é descobrir, por exemplo, como o nível do uso de drogas ilegais calculado em abordagens tradicionais, como questionários, pode ser comparado com as evidências mais diretas encontradas nos sistemas de esgoto. E assim apontar subnotificações, entre outras informações.

A técnica não mira indivíduos, mas informações sobre localidades, o que poderia alertar autoridades sobre a eficiência de campanhas e serviços de saúde pública em uma determinada região.

Além do consumo de drogas, essa análise de partículas em esgotos pode servir para análise de hábitos ligados a alimentos e remédios.

Um laboratório da Universidade de Queensland, na Austrália, por exemplo, realizou coletas em estações de tratamento de esgoto de todo o país a fim de analisar hábitos alimentares e de consumo de medicamentos de diferentes comunidades.

E o resultado? Em linhas gerais, os pesquisadores descobriram que, quanto mais rica a comunidade, mais saudável é sua dieta. Nos estratos socioeconômicos mais altos, o consumo de fibras, cítricos e cafeína era maior. Nos mais baixos, medicamentos prescritos apresentaram uso significativo.

Por outro lado, o uso de antibióticos é distribuído de maneira bastante uniforme entre diferentes grupos socioeconômicos, indicando que o sistema de saúde subsidiado pelo governo está fazendo seu trabalho.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Fonte: BBC