Com 130 toneladas, bola de gordura “fatberg” bloqueia bueiro em Londres

Uma enorme bola de gordura de 130 toneladas e aspecto monstruoso está bloqueando um bueiro de Londres que data da era vitoriana. O anúncio foi feito nesta terça-feira (12) pela companhia de águas Thames Water, responsável pela estrutura.

A bola, batizada de “fatberg” — que pode ser traduzido como “iceberg de gordura” — é uma combinação de gordura e papéis descartáveis. Ela levará até três semanas para ser eliminada e permitir que as águas residuais voltem a fluir sem obstáculos, segundo engenheiros da empresa.

Empresa de Londres oferece folga para curar ressaca Símbolo londrinho, Big Ben ficará em silêncio por quatro anos

— É a maior ( bola de gordura ) que já vimos. É um monstro absoluto e será necessário muito trabalho humano e de máquinas para conseguir eliminá-la, já que é muito dura — explicou em comunicado Matt Rimmer, da companhia Thames Water.

— Basicamente, ( a bola ) está rompendo as paredes. É muito frustrante, porque essas situações são totalmente evitáveis, causadas por vazamentos de gordura e azeite provenientes das pias de cozinha e por papéis jogados por aí — ressaltou.

Imagens divulgadas pela companhia (V eja vídeo abaixo. Atenção: as imagens são fortes ) mostram os bueiros bloqueados pela formação, em um trecho que totaliza 250 metros de comprimento. 

Our version of a walking tour of London: see for yourself the monster #Fatberg everyone’s talking about: pic.twitter.com/LNd81wAliO

— Thames Water (@thameswater) September 12, 2017

As equipes de Thames Water estão conseguindo reduzir o tamanho da bola em 20 a 30 toneladas por dia. Estão utilizando mangueiras de alta pressão para desintegrá-la e, depois, aspiram os seus destroços até um depósito.

* AFP