Moradores são resgatados de áreas inundadas. Foto: The Canadian Press/Jacques Boissinot

As cidades canadenses de Ottawa e Montreal estão em emergência por causa das enchentes e com previsão de chuvas. Províncias do país foram atingidas com a elevação dos níveis de água de lagos e rios em decorrência de uma rápido descongelamento de neve.

Cerca de 5.000 pessoas tiveram que ser retiradas de casa no sábado e outras 1.500 pessoas foram evacuadas de suas casas no dia seguinte. Os militares foram mobilizados. Cerca de 1.700 tropas devem ser enviadas a Ontário, New Brunsquick e Québec.

O primeiro-ministro Justin Trudeau afirmou que as mudanças climáticas tornarão eventos extremos, como esse, cada vez mais comuns.

A situação mais terrível é em Sainte-Marthe-sur-le-Lac, um subúrbio a oeste de Montreal que foi inundado no sábado à noite depois que o Lago das Duas Montanhas explodiu em um dique natural.

O premier François Legault visitou locais no domingo e anunciou US $ 1 milhão em financiamento imediato para a Cruz Vermelha para garantir que as necessidades imediatas dos evacuados sejam atendidas.

O post Chuva e degelo causam enchentes e forçam evacuação de moradores no Canadá apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News