Boko Haram liberta mais de 80 estudantes sequestradas por três anos

06/05/201719h08 – Atualizado às 20h37Dezenas de estudantes de Chibok que tinham sido sequestradas pelo Boko Haram foram liberadas neste sábado (6), depois de mais de três anos nas mãos do grupo nigeriano, informaram fontes do governo, militares e familiares.
Horas depois de o fato ter sido divulgado, o governo informou que a liberação foi feita em troca de alguns suspeitos do Boko Haram presos pelas autoridades. O anúncio foi a primeira confirmação do governo de uma troca, durante meses de negociação com o grupo extremista.
Depois da negociação que resultou na libertação de 21 garotas, em outubro, o governo negou que ela tivesse sido motivada por pagamento de resgate ou libertação de combatentes. O comunicado diz ainda que o presidente Muhammadu Buhari deve se encontrar com as garotas neste domingo, na capital Abuja.
Mais cedo, Enoch Mark, pai de duas jovens sequestradas, afirmou que havia sido informado da libertação. “Nos mantemos informados através do movimento ‘Bring Back Our Girls’ [que pede a liberação das estudantes] e de um oficial do Estado de Borno. É uma excelente notícia para nós”, disse.
O BBOG informou em comunicado no Twitter que “as expectativas são grandes.

Fonte: Folha de S.Paulo