5 cenas que expõem a violência dos confrontos em protestos na Venezuela

Direito de imagemEPA/MIGUEL GUTIERREZ.

Uma das fotos virais da última quarta-feira: momentos antes do confronto Demonstrações de violência extrema, dezenas de mortes e muita incerteza sobre o futuro. Esse tem sido o cotidiano na Venezuela em meio à nova onda de protestos contra o presidente Nicolás Maduro.

A oposição retomou a mobilização nas ruas na última quarta-feira, em resposta à convocação, pelo governo, de uma Assembleia Constituinte “popular”. Apenas neste dia houve ao menos uma morte – e dezenas de feridos – nos protestos.A fotógrafa americana que registrou o momento de sua própria morte em explosão no AfeganistãoEm um vídeo que viralizou no país e simboliza a tensão latente nas ruas, é possível ver o presidente Maduro na televisão cantando e dançando enquanto entrega um decreto que formaliza a convocação da Constituinte ao Conselho Nacional Eleitoral, órgão eleitoral do país.

Depois, a câmera mostra, de uma janela, forças de segurança lançando bombas de gás lacrimogêneo na direção de manifestantes que tentavam – em vão – chegar à Assembleia Nacional.
A BBC solicitou ao governo venezuelano dados sobre mortos e feridos nos confrontos, mas não obteve resposta.

Fonte: BBC