Uma em cada sete pessoas infectadas com Covid-19 pode transmitir o vírus mesmo após cinco dias de isolamento e um resultado negativo em testes rápidos. Quem o diz é a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido (UKHSA, na sigla em inglês), citada pelo The Guardian. 

De acordo com a UKHSA, “a porcentagem de pessoas contagiosas quando libertadas do autoisolamento aumentou de 5% [após 10 dias] para 15%”. “Ao reduzir o período de isolamento para cinco dias corremos o risco de pessoas altamente infecciosas regressarem ao trabalho ou à escola”, alerta Lawrence Young, virologista da Universidade de Warwick, citado pelo The Guardian.

Estes dados surgem depois de o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, ter afirmado, na segunda-feira, que o executivo britânico está a ponderar reduzir o período de isolamento de sete para cinco dias para pessoas com esquema vacinal completo que tenham testado positivo à Covid-19. 

 No Brasil, o Ministério da Saúde decidiu reduzir o tempo de isolamento de pessoas com Covid no Brasil.

A recomendação agora é de isolamento de sete a dez dias para pessoas que apresentem sintomas e de cinco a sete dias para os assintomáticos.