Lilian Calderon e marido Luis Gordillo. Foto: Uprise Rhode Island.

A imigrante guatemalteca Lilian Calderón, que foi presa por agentes do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) após a entrevista para a residência legal permanente em janeiro de 2018, recebeu o green card na semana passada.

No ano passado, Calderón, que cresceu em Rhode Island desde os três anos de idade, é casada com cidadão americano e tem dois filhos nascidos nos Estados Unidos, foi informada de que havia passado na entrevista, entretanto, foi detida por agentes federais minutos depois e iniciou então uma batalha judicial pela sua libertação.

A prisão da indocumentada ganhou as manchetes quando a União Americana de Liberdades Civis de Massachusetts (ACLU, na sigla em inglês) entrou com uma ação coletiva alegando que ela e outras pessoas que buscam a legalização por meio do casamento foram apanhadas em uma armadilha ”planejada pelos Serviços de Imigração e Cidadania dos EUA e Imigração e Controle de Alfândega”, cita a ACLU.

Brasileiros detidos pela imigração entram com ação coletiva contra ICE e Trump

A ação coletiva está longe de terminar, mas Calderón comemorou uma vitória pessoal na sexta-feira, dia 31 de maio: ela recebeu seu green card. “Ela agora pode viver em segurança com o marido e os filhos sem medo de deportação”, tuitou a ACLU de Massachusetts.

Um juiz federal no início deste mês determinou que o processo de ação coletiva da ACLU pode ser estendido a toda a Nova Inglaterra, potencialmente adicionando “centenas ou milhares” de casais igualmente situados ao processo. Com informações da MassLive.

Processando a imigração americana

Segundo documentos judiciais, ela e o marido foram ao escritório da CEI em Rhode Island, perto de sua casa, em janeiro de 2018, para a entrevista. Naquele dia, Calderón foi presa por agentes do ICE por uma ordem final de deportação que havia sido emitida contra ela. Ela então foi enviada para um centro de detenção na área de Boston.

Libertada um mês depois por uma petição apresentada pela ACLU de Massachusetts ordenando sua libertação e uma ordem judicial que bloqueia sua deportação até que ela seja ouvida, o caso de Calderón inspirou outros imigrantes na mesma situação, inclusive uma brasileira – Lucimar de Souza- e outros imigrantes que são casados com cidadãos americanos.

Leia mais sobre as prisões em entrevistas para green card nos links abaixo:

Green Card: Brasileiro confirma trama do ICE para prender imigrantes

O post Indocumentada presa pelo ICE em entrevista recebe o green card apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News