Safe Haven Baby Boxe

Indiana amplia instalação de caixas de bebês no estado. Imagem: Safe Haven Baby Boxes/CBS News.

A Câmara Municipal de Warsaw (Indiana) votou por unanimidade a favor na última terça-feira e a cidade terá mais “caixas de bebês” ou “Safe Haven Baby Boxes” do estado. Desta vez, a nonagésima caixa de bebê será instalada em breve em um quartel do Corpo de Bombeiros, segundo as autoridades locais.

De acordo com o jornal RTV6, de Indianapolis, Indiana tem atualmente 6 “Safe Haven Baby Boxes” ativos instalados nas cidades de Woodburn, Chesterton, Michigan City, Carmel, Decatur Township, North Vernon. Além dessas, dois novos locais deverão votar a proposta nas próximas semanas.

Um levantamento da BBC News descobriu que apenas três Estados nos EUA aprovaram leis que permitem a instalação das caixas, a maior parte delas em Indiana. Em Ohio, existem duas caixas, enquanto espera-se instalar outra na Pensilvânia em breve. Em Nova Jersey, há expectativa de que uma lei do tipo seja aprovada em breve. Já em Michigan, o Senado do Estado aprovou um projeto, mas o texto foi vetado pelo governador, Rick Snyder.

De acordo com Priscilla Pruitt, da Safe Haven Baby Boxes, organização que visa espalhar a ideia pelo país, a medida é um “último recurso”. “Essas jovens não querem ser reconhecidas ou vistas, especialmente em cidades pequenas onde todo mundo se conhece”.

Número de bebês nascidos com sífilis mais que dobrou desde 2013

Normalmente, eles são fornecidos por instituições de caridade, como a Safe Haven Baby Boxes – que diz já ter 20 instalações previstas nos EUA e recursos angariados que permitirão construir mais 100.

A caixa é financiada por parceiros da comunidade. Em Warsow, a instalação começará depois que o sistema de alarme for adicionado ao posto de bombeiros.

Lei do Refúgio Seguro

Abandonar um bebê nos Estados Unidos é ilegal, mas as leis de “refúgio seguro” ou “Safe Haven” removem o aspecto criminal no caso de o bebê ser levado a um lugar seguro ou for entregue às mãos de outra pessoa.

O Texas foi o primeiro a aprovar uma lei do tipo em 1999 e, em seguida, os outros 49 estados seguiram a iniciativa. De acordo com o Departamento de Família e Serviços de Proteção do Texas, 131 bebês foram entregues desde o início dos registros, em 2004.

“A lei de refúgio seguro é a opção menos ruim quando a alternativa é um bebê em uma lata de lixo, mas há razões pelas quais implementamos programas de adoção, para coletar o máximo de informações possível”, diz Michelle Oberman, professora de direito da Universidade de Santa Clara, especialista em questões éticas em torno da adolescência, gravidez e maternidade.

Monitores de bebês e câmeras de segurança são alvos de hackers

Ainda, em lugares onde não existem as caixas, sob a Lei Safe Haven do estado, existe um número de telefone em que pessoas podem ligar ou enviar uma mensagem de texto para o número 1-866-99BABY1 e receber orientação segura de local para deixar o bebê – geralmente em quartéis do Corpo de Bombeiros.

Nesta última semana, no norte de Indiana, dois bebês foram entregues depois de contato telefônico sob proteção da lei. Um deles foi na última quinta-feira, quando uma criança foi entregue a um posto de bombeiros do condado de Kosciusko e uma segunda criança foi entregue em um local seguro em Whitley County na noite de segunda-feira.

Monica Kelsey, da Safe Haven Baby Boxes, diz que ambas as mulheres chamaram a linha “Safe Haven Hotline” para encontrar um local seguro para entregar suas crianças e foram recebidas por alguém que poderia ajudá-las. Ela diz que nenhum dos condados tem atualmente um Safe Haven Baby Box instalado, mas eles estão trabalhando com os membros do conselho no condado de Kosciusko para instalar um deles em um quartel de bombeiros.

Importância da caixa

Para a organização Safe Haven Baby Boxes, as provas da eficácia aparecem na prática – por exemplo, no resgate de três bebês colocados em caixas nos EUA desde 2016. Segundo a organização, nestes casos, as crianças não teriam sobrevivido se não fosse este sistema.

As caixas começaram a ser instaladas nos Estados Unidos em 2016, mas o conceito existe desde pelo menos a Idade Média quando o sistema se valia de barris cilíndricos – colocados próximos a hospitais, igrejas e orfanatos. Nos últimos 20 anos, elas reapareceram e podem ser encontradas em vários países, como Paquistão, Coreia do Sul, Polônia, Rússia, Malásia, Alemanha e Suíça.

Normalmente, as caixas são mantidas por instituições de caridade, como a Safe Haven Baby Boxes – que diz já ter 20 instalações previstas nos EUA e recursos angariados que permitirão construir mais 100.

As caixas possuem sistemas de alarme, assim, o 911 é notificado tão logo um bebê é colocado dentro. As caixas de bebê também têm sistemas de aquecimento e refrigeração. Com informações da BBC News e RTV6.

Flórida

Na Flórida, qualquer hospital, estação de serviço médico de emergência ou posto de bombeiros com técnicos de serviço médico de emergência, paramédicos ou bombeiros podem aceitar a custódia de um recém-nascido entregue por seus pais sob a lei.

O post Indiana instala novas “caixas de bebês” entregues para adoção apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News