Um imigrante da Guatemala de 26 anos foi apreendido após viajar no trem de pouso de um avião da American Airlines, que partiu de Guatemala City e chegou a Miami na manhã de sábado (27). O voo teve duração de duas horas e meia.

Após o pouso, o homem foi entregue aos oficiais da imigração dos EUA e levado a um hospital para avaliação. Apesar de ter chegado assustado e atordoado, o homem não sofreu ferimentos graves.

As autoridades chamam atenção para o risco de queda e o frio extremo em grandes altitudes, e alerta que, ao tentarem se esconder em espaços apertados de aeronaves, as pessoas enfrentam sérios perigos. “Foi um milagre esse homem ter sobrevivido. Esta situação é de extremo perigo”, disse o advogado Saman Gonzalez ao Local10 News. “A única chance de ele permanecer no País é comprovando que corre risco de vida na Guatemala e tenha o asilo concedido pelo governo”.

Em nota, a American Airlines disse que seu voo 1182 da Cidade da Guatemala para Miami chegou pouco depois das 10h, no horário local, e “foi recebido pela polícia devido a um problema de segurança”. A companhia não deu mais detalhes e afirmou que está ajudando na investigação.

O guatemalteco foi detido por autoridades imigratórias para ter o processo avaliado.

De acordo com números do Departamento de Administração da Aviação dos EUA desde 1947, 129 pessoas tentaram se esconder em trens de pouso ou nas rodas de aeronaves. Destas, apenas 29 sobreviveram à viagem.​ (Com informações do Local10 News)

Fonte: AcheiUSA