El PasoO Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA libertou centenas de imigrantes num terminal de ônibus da Greyhound em El Paso, desde a noite de domingo, 23, segundo o Departamento de Polícia de El Paso.

Pouco mais de 500 foram liberados na quarta-feira, dia 26. Outros 414 haviam sido liberados nos dois dias antes do Natal, e 186 soltos na terça-feira, 25, no dia de Natal.

O problema é que, sem um plano aparente para abrigá-los e como o terminal é pequeno, muitos dos indocumentados ficaram horas do lado de fora. “De repente, um grupo de pessoas aparece; o ICE as descarta”, disse a porta-voz da Greyhound, Crystal Booker. “Não estávamos esperando por isso. Não recebemos aviso prévio.”

O grupo incluía algumas famílias e crianças pequenas. Eles foram levados pela polícia para hotel e uma escola católica próxima.

“Para evitar o risco de manter unidades familiares além do prazo atribuído ao governo, o ICE reduziu as revisões de planos pós-lançamento de famílias apreendidas ao longo da fronteira sudoeste”, disse a agência em declaração.

O porta-voz da agência completou: “O ICE continua a trabalhar com autoridades locais e estaduais e com parceiros de ONGs na área para que eles estejam preparados para fornecer assistência com transporte ou outros serviços”.

A última leva de imigrantes já foi entregue de forma anunciada, na quarta-feira. Várias entidades não-governamentais se prepararam para receber e alojar os 522 imigrantes deixados na cidade de El Paso.

No toal, desde o domingo, 1,122foram liberados pelas autoridades de imigração.

O post ICE solta mais de mil imigrantes em terminal de ônibus no Texas apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News