A Imigração e Alfândega está organizando uma megaoperação para prender e deportar imigrantes com ordem de deportações pendentes em 10 cidades a partir de domingo, 23, e Miami é uma delas, segundo confirmou o Miami Herald.

Agentes do ICE em escritórios de campo locais estão recebendo ‘briefings’ e treinamentos, de acordo com um alto funcionário da imigração. Há também preparativos sendo implementados para famílias com status de imigração mista: por exemplo, se um pai é indocumentado, mas tem um filho cidadão americano.

“Devido às sensibilidades quanto à aplicação da lei e à segurança dos funcionários de Imigração e Alfândega dos EUA, a agência não oferecerá detalhes específicos relacionados às operações de execução antes da conclusão dessas ações”, disse a ICE em comunicado nesta sexta-feira, 21.

De acordo com um alto funcionário da imigração, a operação é a que se referiu pelo twitter o presidente Donald Trump, que revelou uma operação iminente da agência para deportar milhões de imigrantes na próxima semana.

Um alto funcionário do governo disse à CNN que a operação foi planejada há algum tempo, mas disse que o tweet colocou a operação em primeiro plano.

“Certamente, o tweet do presidente ajudou a priorizar as coisas para as pessoas”, disse o funcionário, acrescentando que houve um debate interno sobre o momento em meio às negociações com o Congresso sobre financiamento adicional e o próximo orçamento para 2020.

No entanto, o secretário interino do Departamento de Segurança Interna, Kevin McAleenan, tem hesitado falar a respeito e não esclareceu quais os elementos da operação.

O ICE disse que estava considerando opções para prender e deportar famílias que passaram por seus procedimentos legais, mas que foi negada a estadia, por exemplo, e permanecem no país, mas não esclareceu mais detalhes sobre como será e o prazo da operação.

No ano passado, o Escritório Executivo de Imigração, que supervisiona os tribunais de imigração do país, anunciou que havia iniciado o rastreamento de casos familiares apresentados pelo Departamento de Segurança Interna em 10 locais de corte de imigração: Atlanta, Baltimore, Chicago, Denver, Houston e Los Angeles. , Miami, Nova Orleans, Nova York e São Francisco.

Em fevereiro, o ICE enviou cerca de 2.000 cartas a famílias que já haviam recebido ordens finais de remoção por juízes, pedindo-lhes que comparecessem aos escritórios locais do ICE até março para cumprir as ordens, disse Morgan. Espera-se que a operação atinja aproximadamente essas 2.000 pessoas, de acordo com o alto funcionário da imigração.

Nos casos de famílias em que houver filhos cidadãos americanos, os pais receberão uma tornozeleira eletrônica e poderão ficar com a criança para dar tempo de ser explicada e processada a situação sem que a criança fique sozinha. Outros membros da família que forem indocumentados permanecerão sob custódia, acrescentou o funcionário.

Se você está aqui ilegalmente, então deve ser removido”, disse o chefe interino do ICE, Mark Morgan, a repórteres na quarta-feira, 19, durante uma ligação solicitada pelo tweet do presidente. “E neste caso, isso inclui famílias.”

A intenção, segundo as autoridades, é dissuadir os migrantes de chegarem à fronteira entre os EUA e o México, e a operação deve incluir famílias que estão em um expediente judicial.

Grupos de defesa dos imigrantes estão se mobilizando para manisfestações no começo do domingo em antecipação à futura operação.

O post ICE prepara operação para deter indocumentados no domingo, 23, em Miami e outras 9 cidades apareceu primeiro em .

Fonte: Gazeta News