Agentes especiais do U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) foram até uma casa em El Paso, no Texas, após receberem uma denúncia e encontraram 54 imigrantes indocumentados amontoados em uma casa, entre eles, alguns brasileiros. Um mexicano foi preso acusado de ser responsável por traficar os imigrantes de forma ilegal pela fronteira.

Segundo informações do ICE, os membros da Força-Tarefa de Segurança nas Fronteiras (BEST) do HSI de El Paso, que inclui agentes da Patrulha de Fronteira (CBP) e Operações de Remoção e Execução (ERO) do ICE, executaram um mandado de busca em um duplex na Seville Drive. O grupo detido tinha 45 homens, cinco mulheres, dois adolescentes acompanhados e dois adolescentes viajando sozinhos naturais dos seguintes países: Belize, Brasil, El Salvador, Guatemala e México.

Alguns dos estrangeiros estavam no esconderijo há mais de uma semana. Vários indivíduos necessitaram de assistência médica por lesões sofridas durante a travessia para os Estados Unidos.

“As condições superlotadas dessa casa em um bairro residencial mostram a falta de respeito que os contrabandistas de pessoas têm para as pessoas que colocam suas vidas nas mãos deles”, disse Jack P. Staton, agente especial encarregado do HSI em El Paso. “O HSI continua a monitorar organizações criminosas internacionais que obtêm enormes lucros com o contrabando ilegal de pessoas, com claro desrespeito pela segurança e bem-estar”.

O mexicano supostamente responsável por abrigar os estrangeiros foi preso tendo como base acusações federais e permanece sob a custódia das autoridades. O HSI continua a liderar a investigação criminal. A identidade do “coiote” (traficante de pessoas) e dos imigrantes não foram divulgadas.

Fonte: AcheiUSA